O candidato à prefeitura de Catalão, Elder Galdino (MDB), tem como principal proposta do plano de governo o programa Tarifa Zero. A ideia é que todos os usuários do transporte coletivo possam utilizar o serviço gratuitamente no município.
Segundo o coordenador do plano de governo de Galdino, Mauro Fayad, o transporte coletivo catalano tem cerca de 22 mil usuários por semana e 1,050 milhão por ano. Destes, 30% têm gratuidades. Portanto, a administração teria que arcar com o custo de transporte de 750 mil usuários por ano, explica o coordenador.
“Com R$ 2,6 milhões por ano conseguimos custear o Tarifa Zero. Isso corresponde a dois dias e meio da arrecadação da prefeitura”, disse Fayad ao Diário de Goiás.
Os recursos viriam, explica o coordenador, de uma “reprogramação financeira” no município. O candidato propõe uma reforma administrativa que reduza o total de secretarias municipais de 20 para 10. “Só isso já representa uma soma muitas vezes superior ao necessário”, argumenta Fayad.
O coordenador do plano de governo ressalta ainda que o Tarifa Zero é prioridade para Galdino, portanto, a alocação de recursos ao programa não será problema. “Não faltarão recursos. Catalão, pela arrecadação e pelo perfil do usuário, tem condições de implantar”, afirma.
O que ainda não foi definido pelo candidato é o modelo de operacionalização do programa. Segundo Fayad, Galdino ainda estudará se a prefeitura pagará o valor das passagens à empresa concessionária do serviço ou se adotará um modelo de estatização.
“Vamos estudar isso caso o Elder ganhe a eleição. Existem várias possibilidades. Podemos simplesmente pagar a tarifa à concessionária, talvez renegociando o preço. A prefeitura pode alugar ônibus para fazer o transporte coletivo, o que é muito comum. Esse é um segundo passo. Ganhando a eleição, vamos nos debruçar sobre o modelo mais econômico para a prefeitura”, frisou Fayad.
Atualmente, a tarifa do transporte coletivo em Catalão, operado pela Transduarte, está em R$ 3,50. O último acréscimo foi de R$ 0,70 e passou a valer em 1 de julho de 2019. Galdino argumenta que, em média, o trabalhador catalano gasta R$ 140 com transporte por mês. “Com a passagem de ônibus a custo zero, as famílias vão ter mais dinheiro para atender suas necessidades”, afirmou o candidato em propaganda do horário eleitoral.
A proposta foi baseada em programas de Tarifa Zero implantados em cerca de 100 cidades de pequeno e médio porte no país. Esses municípios não cobram passagem, mas adotam diferentes modelos no sistema.
O maior município do país a implantar o Tarifa Zero foi Maricá-RJ. Lá, o sistema começou em 2015, quando a prefeitura assumiu o controle, estatizando o serviço. No entanto, esse modelo é operado em apenas uma parte da cidade e, nas demais regiões, o transporte é realizado por uma empresa privada. Segundo a administração, com o encerramento do atual contrato, o sistema estatizado deve ser implementado definitivamente em toda a cidade, com a vantagem de maior transparência e redução de custos.
O investimento total, segundo dados de 2019, foi de R$ 15 milhões. A prefeitura está elaborando o georreferenciamento das 15 linhas do serviço, e prevê uma verba de R$10 milhões para a construção da sede e de uma garagem da empresa, além da compra de novos ônibus.
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