A Festa em Louvor ao Divino Pai Eterno na cidade de Trindade foi cancelada. A atividade seria realizada de forma remota, devido a pandemia do novo coronavírus, entre 26 de junho a 5 de julho. Ofício do reitor do Santuário Basílica do Divino Pai Eterno, padre Robson de Oliveira Pereira, ao promotor do Ministério Público de Goiás, Francisco Bandeira de Carvalho Melo, confirmou o cancelamento da atividade.
Na recomendação encaminhada no dia 22 ao reitor da Basílica e ao prefeito de Trindade, Jânio Darrot, o integrante do MP-GO orientou o cancelamento da programação da romaria, ainda que ela fosse realizada somente pelos meios de comunicação e sem a presença de romeiros, diante do risco que a manutenção da festividade poderia atrair milhares de fiéis ansiosos em demonstrar a fé presencialmente, causando aglomerações pela cidade.
O prefeito de Trindade Jânio Darrot afirmou que seria feita uma campanha para as pessoas não irem à cidade, mas, ainda assim, estimava que cerca de 5% insistiriam em visitar Trindade, o que representaria de 100 mil a 150 mil pessoas, número que ainda provocaria aglomerações.
Outras festas
O promotor Francisco Bandeira de Melo reforçou que outras festas religiosas no Estado foram canceladas por conta da pandemia da Covid-19, a exemplo da Festa do Divino Espírito Santo, em Pirenópolis, e a Procissão do Fogaréu, em Goiás.
Leia mais sobre: Ministério Público de Goiás / Romaria de Trindade / Romaria do Divino Pai Eterno / Trindade / Notícias do Estado