22 de novembro de 2024
Notícias do Estado

Campus Party Goiás supera expectativas e já tem edição em 2020 garantida

Campus Party 2020 não será realizada em virtude da pandemia do coronavírus. Foto: Divulgação.
Campus Party 2020 não será realizada em virtude da pandemia do coronavírus. Foto: Divulgação.

A primeira edição da Campus Party Goiás, que aconteceu em parceria com o Governo do Estado de Goiás, FAPEG, SEBRAE e Sistemas Faeg Senar, chega ao final depois de mais de 350 horas de atividades, 265 palestras e 108 workshops. Cerca de 60 mil pessoas passaram pelo Passeio das Águas Shopping durante os 5 dias de evento e a próxima edição já está confirmada para 2020. 

A Campus Party é a maior imersão tecnológica em Internet das Coisas, Blockchain, Cultura Maker, Educação e Empreendedorismo do mundo. O evento conta hoje com mais de 550 mil campuseiros cadastrados em todo mundo. Um dos principais destaques dessa edição foi a realização de diversas de atividades com foco em processos de inovação para o agronegócio, um dos pilares de desenvolvimento econômico do estado.  

“A partir de agora, vamos ter todos os anos a Campus Party no estado de Goiás com o compromisso de avançar ainda mais, ampliando o espaço para a incubação e aceleração dos projetos lançados aqui. Vamos estimular esse movimento, trazendo também os empresários nas próximas edições, para que eles sintam o quanto isso vai mudar o perfil do jovem goiano e, consequentemente, trazer alternativas concretas para que nossa região se desenvolva cada vez mais”, disse o governador do estado de Goiás, Ronaldo Caiado, na cerimônia de encerramento do evento.

Foram montados quatro palcos: Feel The Future, Coders, Creativity e Entrepreneurship; e três espaços para workshops – Agrotech, Games e Startups.
Nos cinco dias de evento, foram realizados dois desafios: Hackathon Desafio AgroStartup, parceria com o Senar, cujo objetivo era desenvolver soluções para promover a comercialização de produtos agropecuários; e o Hackathon Governo Transparente, em parceria com o Governo de Goiás, que tinha como objetivo criar soluções para promover a transparência do Governo Estadual de Goiás.

“A Campus Party Goiás ganhou um tamanho e uma proporção que superou todas as nossas expectativas iniciais. Costumo dizer que aqui, como em experiência nenhuma no planeta, hackeamos o conhecimento em prol do bem comum. Isso significa unir e empoderar as pessoas, identificar sinergias, mapear lacunas e prototipar soluções, facilitar as trocas de informação e torná-las inteligíveis. Esses são os maiores legados que proporcionamos”, conta Tonico Novaes, diretor geral da Campus Party.

Include 

Durante a Campus Party Goiás, o governador do Estado, Ronaldo Caiado, e o secretário de Desenvolvimento Econômico e Inovação, Adriano da Rocha Lima, assinaram um protocolo de intenções para a criação de 15 laboratórios Include. Os espaços, que serão montados e instalados em comunidades carentes do Estado, tem como objetivo identificar talentos dentro de comunidades menos favorecidas, criar vias para que possam estudar em escolas especiais, encaminhá-los ao mercado de trabalho para que saiam com emprego após a participação no programa e, mais do que isso, prepará-los para que consigam levar soluções para a própria comunidade usando a tecnologia, sem depender da ajuda externa.

 “O legado da Campus Party é levar para as cidades pelas quais passa o que há de mais inovador e tecnológico em diversas áreas do conhecimento. Temos a área Open que já é uma forma de democratizar o acesso a essa tecnologia, porém com o Include, conseguimos entrar nas comunidades mais carentes, capacitar os jovens dessas regiões e promover uma maior inclusão tecnológica. Estamos muito felizes em poder anunciar esses 15 laboratórios no Estado, que devem ser inaugurados no início do próximo ano”, explica Francesco Farruggia, presidente do Instituto Campus Party.


Leia mais sobre: / / / / / Notícias do Estado