Pelo sétimo ano consecutivo, Goiânia recebe aquele que é considerado o maior festival de tecnologia, ciência, empreendedorismo e criatividade do mundo. O lançamento da Campus Party Goiás 2025 ocorreu nesta quinta-feira (20), no Passeio das Águas Shopping, e consolidou, mais uma vez, o protagonismo do estado no cenário da inovação.
Ao abrir o evento, o governador Ronaldo Caiado afirmou que Goiás vive um momento único no avanço tecnológico. “Passamos a ser a capital da inteligência artificial, da tecnologia e da inovação. E não vamos parar, vamos investir cada vez mais”, declarou. Neste ano, a edição trabalha o tema Inteligência Artificial Aplicada ao Dia a Dia e segue até 23 de novembro, com expectativa de receber 100 mil visitantes.
Segundo Caiado, o evento mobiliza delegações de todo o país. “Estamos recebendo 66 comitivas do Brasil todo, com milhares de alunos”, disse. A programação reúne olimpíadas de IA, desafios de inovação, oficinas, palestras e atividades voltadas para públicos diversos, incluindo idosos, que participam do Desafio de Inovação 60+, iniciativa premiada nacionalmente.
Avanços impulsionados pela Campus Party
Para Caiado, a Campus Party tem papel direto no fortalecimento do ecossistema tecnológico goiano. O governador citou iniciativas desenvolvidas a partir dessa mobilização. “A Campus Party nos estimulou a avançar com o Centro de Excelência e Inteligência Artificial (Ceia), que hoje já trabalha na pesquisa de variantes genéticas que determinam câncer de mama, por exemplo, ou desenvolve máquinas apropriadas para identificar o que é praga e o que é plantio. Vejam o quanto estamos avançando em Goiás”, destacou.
O presidente global da Campus Party, Francesco Farruggia, reforçou o ambiente favorável do estado. “Goiás tem IA no próprio nome”, brincou, ao elogiar os incentivos locais. Ele destacou a curadoria da edição: “Temos dividido por áreas de conhecimento as coisas que acontecem aqui. E, para cada área, trazemos gente com muita autoridade e conhecimento”.
A realização do festival envolve parceria entre o Instituto Campus Party, a Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti) e a Secretaria-Geral de Governo (SGG). Para o secretário-geral, Adriano da Rocha Lima, os números comprovam o impacto da política tecnológica do estado. “A política pública que foi implementada lá atrás vem se consolidando cada vez mais. E essa demonstração de recorde de público, da quantidade de pessoas que estão aqui, mostra o resultado progressivo de tudo que vem sendo feito pelo Estado”, avaliou.
O titular da Secti, José Frederico Lyra Netto, ressaltou dois diferenciais: a Olimpíada Estadual de IA, única do país, e o Desafio de Inovação 60+, voltado à criação de soluções por pessoas idosas. “Essa iniciativa foi premiada nacionalmente”, comemorou.
Etos.IA amplia debate sobre ética e tecnologia
Uma das novidades deste ano é a Cúpula Internacional de Ética e Inteligência Artificial – Etos.IA, que discute como alinhar ética, sociedade, tecnologia e ciência em um momento de rápidas transformações. A iniciativa reforça o caráter formativo e estratégico da Campus Party Goiás.
Além da arena destinada aos campuseiros, o evento oferece palestras, competições, oficinas e conteúdos para todos os públicos, desde estudantes até empreendedores e profissionais de tecnologia.
O estudante Samuel Oliveira Silva de Menezes, de Palmeiras de Goiás, participa pela segunda vez. “Espero fazer bastante networking, tanto com as startups que estão sendo criadas aqui quanto com o pessoal das palestras. Quero sair com uma bagagem bem maior do que cheguei”, relatou. Para ele, receber um evento dessa magnitude fortalece todo o ecossistema local. “É um privilégio”, afirmou.
Ações sociais e oportunidades educacionais
A edição 2025 também destaca iniciativas do Goiás Social, incluindo o lançamento do edital do Programa Universitário do Bem (ProBem), que oferecerá 5 mil bolsas de estudo no ensino superior, sendo 500 vagas exclusivamente para cursos nas áreas de Ciências, Tecnologia, Engenharia e Matemática.
Pela primeira vez, jovens atendidos pelo Centro da Juventude Tecendo o Futuro, da OVG, participarão da fase presencial da Olimpíada de Inteligência Artificial Aplicada (OIAA). A competição busca democratizar o acesso ao conhecimento tecnológico entre estudantes da educação básica, com premiações que chegam a R$ 5 mil por aluno da equipe vencedora.
Com uma programação ampla, incentivo à formação e grandes debates sobre o futuro da tecnologia, a Campus Party Goiás 2025 se consolida como um polo nacional de inovação e como vitrine do potencial que o estado vem construindo nos últimos anos.
Leia mais sobre: Campus Party Goiás / Governo de Goiás / Ronaldo Caiado / Tecnologia / Cidades / Notícias do Estado

