23 de dezembro de 2024
Esportes

Campeã de Wimbledon em 1998 morre aos 49 anos em decorrência de um câncer

Jana Novotna
Jana Novotna

Campeã do torneio de simples de Wimbledon em 1998, a tenista tcheca Jana Novotna morreu nesta segunda-feira (20), aos 49 anos, em decorrência de um câncer. Em comunicado, a WTA disse que Novotna “morreu pacificamente, cercada por sua família”.

Jana Novotna se destacou no circuito da WTA na década de 1990 e chegou a ocupar o número dois do ranking de simples, em 1997. Além do título de Wimbledon em simples, a tenista conquistou 12 edições de Grand Slam em duplas, sendo quatro na grama londrina, três no Aberto da Austrália e no US Open e duas em Roland Garros.

Novotna ainda teve um ótimo retrospecto em Jogos Olímpicos, com duas pratas conquistadas nas duplas em Seul-1988 e Atlanta-1996 e um bronze também nos Estados Unidos. Ao todo, ela conquistou 24 torneios de simples na WTA e 76 em duplas, tendo chegado à liderança do ranking nesta modalidade.

“Jana foi uma inspiração dentro e fora das quadras para quem teve a oportunidade de conhecê-la”, disse o presidente-executivo da WTA, Steve Simon.”Sua estrela sempre brilhará na história da WTA. Nossas condolências e nossos pensamentos estão com a família de Jana”, completou.


Leia mais sobre: Esportes