30 de novembro de 2024
Cidades

Campanha incentiva a contratação de deficientes

Foi lançada nesta quarta-feira (9) a primeira edição da Campanha Dia D. A iniciativa proposta pela Superintendência Regional do Trabalho e Emprego (SRTE/GO), a Secretaria da Mulher, Desenvolvimento Social, Igualdade Racial, Direitos Humanos e Trabalho, além do Fórum de Inclusão no Mercado de Trabalho das Pessoas com Deficiência e dos Reabilitados pelo (INSS), tem como meta incentivar a contratação de deficientes físicos no mercado de trabalho goiano.

Segundo o superintendente regional do Trabalho e Emprego, Arquivaldo Bites, em 2014, as ações fiscais inseriram 862 trabalhadores com deficiência no mercado de trabalho goiano. O objetivo da campanha é duplicar esses números.

No próximo dia 25 será realizado um evento com a finalidade de reunir em um mesmo espaço as empresas que devem cumprir cotas de inclusão e os cidadãos que pretendem conseguir a recolocação no mercado de trabalho, tanto portadores de deficiência quanto reabilitados do INSS.

Dos estados que realizaram a campanha no ano passado, os que mais abriram oportunidades foram o Mato Grosso do Sul, com 321 postos ocupados, e o Paraná, com 296 novos empregados. De janeiro a junho de 2015, foram fiscalizadas 269 empresas para cumprimento das cotas, previstas na Lei 8.213/91. Com isso, foram inseridas 288 pessoas com deficiência e autuadas 67 empresas por descumprimento da legislação. As multas variaram de R$ 1.195,13 a R$ 1.792,70, por empregado deficiente não contratado. 


Leia mais sobre: Cidades