15 de setembro de 2024
Cidades • atualizado em 12/02/2020 às 23:47

Campanha de vacinação contra Paralisia Infantil tem pouca adesão em Goiás

“A gente está intensificando na mídia e entrando em contato com os municípios para traçar estratégias pontuais. Falamos da importância de vacinar todas as crianças nesse momento”, afirma Clécia Vecci.
“A gente está intensificando na mídia e entrando em contato com os municípios para traçar estratégias pontuais. Falamos da importância de vacinar todas as crianças nesse momento”, afirma Clécia Vecci.

Iniciada há dez dias, a Campanha Nacional de Vacinação contra Poliomielite em Goiás ainda não possui bons resultados. De acordo com a gerente de Imunizações da Secretaria de Estado da Saúde (SES-GO), Clécia Vecci, apenas 15% dos 246 municípios goianos conseguiram imunizar 90% do público alvo, que são crianças de zero a cinco anos.

“A gente acredita que seja um pouco questão de registro. Temos 15 municípios ainda que não enviaram os dados, porém, a gente sabe que existe uma certa comodidade dos pais e cuidadores em função da Paralisia, porque não temos casos há 26 anos no Brasil”, explicou Clécia.

Para a gerente de Imunização, os pais que deixam de vacinar seus filhos não conhecem os riscos de uma reintrodução da doença no país. “Na década de 80, ela [a doença] mutilava e sequelava milhões de crianças e, até mesmo, levava ao óbito. Para a gente manter o país livre da Paralisia Infantil é somente vacinando as crianças”, ressaltou.

Ao todo, foram disponibilizados 908 postos de atendimento para vacinar as crianças até o dia 31 de agosto, de segunda à sexta-feira, das 8h às 17h. Além disso, os pais e cuidadores também podem aproveitar para atualizar o cartão com outras 12 vacinas.

“A gente sempre orienta os pais e cuidadores a procurarem o posto de vacinação mais próximo, de acesso mais fácil. São 908 postos de vacinação em todo o Estado, funcionando em período integral. Pode aproveitar a oportunidade para atualizar também o cartão de vacinação da criança contra as doenças imunopreviníveis”, afirmou Clécia Vecci.

Ainda segundo a gerente de Imunização, a SES está promovendo estratégias para que garantir maior adesão da população. “A gente está intensificando na mídia e entrando em contato com os municípios para traçar estratégias pontuais. Falamos da importância de vacinar todas as crianças nesse momento”.

Leia mais:


Leia mais sobre: Cidades

Comentários

0 Comentários
Mais Votado
Mais Novo Mais Antigo
Opiniões Inline
Ver Todos os Comentários