10 de agosto de 2024
Influenza

Campanha de vacinação contra gripe tem início nesta segunda-feira (4), em Goiânia

Doses estão disponíveis nas salas de vacinação de rotina do município
Estimativa é que 519.378 moradores da capital integrem grupos prioritários para a vacinação. Foto: Divulgação/SMS
Estimativa é que 519.378 moradores da capital integrem grupos prioritários para a vacinação. Foto: Divulgação/SMS

Goiânia inicia, nesta segunda-feira (04), a 24ª campanha de vacinação contra a gripe. As doses estarão disponíveis das 08h às 17h, em 71 salas de vacinas de rotina e, das 08h às 16h, no Clube da Caixa Econômica Federal, na Avenida T-1, 1155, Quadra 53, Setor Bueno, local onde ocorrerá o lançamento oficial da campanha, pelo secretário municipal de Saúde, Durval Pedroso.

A estimativa, de acordo com a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Goiânia, é que 519.378 moradores da capital façam parte dos grupos prioritários para a vacinação. Em atenção ao cronograma do Ministério da Saúde (MS), a 24ª Campanha de Vacinação contra a Influenza será realizada em duas etapas, sendo a primeira até o dia 30 de abril, direcionada aos idosos com 60 anos ou mais de idade, e trabalhadores da saúde.

Na segunda etapa, de 02 de maio a 03 de junho, as doses serão destinadas às crianças de seis meses a menores de 05 anos (04 anos, 11 meses e 29 dias), gestantes e puérperas, indígenas, professores, pessoas com comorbidades e deficientes permanentes, além das Forças Armadas, caminhoneiros, trabalhadores do transporte coletivo, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade, sob medidas socioeducativas, dentre outros.

A vacina Influenza trivalente utilizada pelo Sistema Único de Saúde (SUS) em 2022 é eficaz contra as cepas H1N1, H3N2 e tipo B. O dia D de mobilização nacional está marcado para 30/04, e a meta do MS é imunizar 90% das pessoas incluídas nos grupos prioritários. Em 2021, Goiânia vacinou 73,5% do público-alvo. 

“Pedimos à população que se comprometa com a vacina contra a gripe, como tem sido com a imunização contra Covid-19”, frisa o chefe do Executivo, Rogério Cruz. “A imunização anual reduz as complicações, internações e a mortalidade decorrentes das infecções pelo vírus da Influenza; com isso, diminui também o impacto sobre o sistema de saúde, em especial, neste momento de pandemia que ainda estamos vivendo”, destaca, com relação à importância para a imunização. 

“As pessoas estavam mais preocupadas em tomar a vacina contra a Covid-19, mas neste ano acreditamos que será diferente, uma vez que a pandemia desacelerou”, acrescenta o secretário municipal de Saúde, Durval Pedroso. A SMS ressalta que, em razão da grande demanda por vacinas de rotina, o Centro Municipal de Vacinação (CMV) não aplicará doses contra a gripe e nem Covid-19.


Leia mais sobre: / / Cidades

Comentários