Iniciada nacionalmente no dia quatro de maio, a campanha de vacinação contra gripe será encerrada em Goiânia nesta quarta-feira (3). De acordo com a diretora de Vigilância em Saúde da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Goiânia, Flúvia Amorim, a maior preocupação é com os grupos de risco, como gestantes e crianças que têm menos de cinco anos.
“No geral, estamos com a cobertura de 80%, que é o mínimo preconizado. Mas quando avaliamos especificamente por grupo, existem dois que nos preocupam: gestantes e crianças menores de cinco anos. São os dois grupos que conseguimos as menores coberturas”, explica.
Segundo a diretora, uma mulher e uma criança morreram recentemente devido à falta da vacina. “Temos dados confirmando que já são dois óbitos, um de uma gestante, de 35 anos, e uma criança menor de cinco anos”.
Para que os números de óbitos não aumentem na capital, a SMS recomenda que todas as pessoas e crianças que ainda não vacinaram vá a um posto de saúde mais próximo. “Pedimos que as pessoas procurem as salas de vacina, que funcionam das 8h às 17h. Temos 70 salas de vacina em todo o município”, conclui.
Leia mais sobre: Cidades