23 de dezembro de 2024
Destaque 3 • atualizado em 23/03/2020 às 13:02

Campanha de vacinação contra a gripe espera imunizar 1,8 milhão de goianos

Vacinação na Igreja Batista, no Distrito Norte Itatiaia. (Foto: Divulgação)
Vacinação na Igreja Batista, no Distrito Norte Itatiaia. (Foto: Divulgação)

A campanha de vacinação contra a gripe começa nesta segunda-feira (23) em todo o país. Em Goiás, conforme a Secretaria Estadual de Saúde (SES), a meta é imunizar, ao longo de todo o período, pelo menos 1,8 milhão de pessoas.

A SES lembra que não é necessário que todos se desloquem aos postos de vacinação no mesmo dia, já que a campanha terá 60 dias de duração. Em Goiânia, algumas filas puderam ser vistas nesta segunda.

A primeira etapa mira grupos mais vulneráveis, como idosos e trabalhadores de saúde. Cerca de 170 mil pessoas devem ser vacinadas.

A campanha vai atingir todos os grupos e dura até 22 de maio. A imunização começaria em abril, mas foi antecipada pelo Ministério da Saúde em virtude do avanço do novo coronavírus. Para se vacinar é necessário apresentar o documento pessoal e o cartão de vacinação.

Em Goiânia, a vacinação será feita em locais mais amplos, fora das salas dos postos de saúde. Em Anápolis, agentes de saúde visitarão as pessoas em casa para fazer a vacinação. As medidas visam evitar aglomerações que facilitam o contágio pelo novo coronavírus.

De acordo com o calendário da campanha, a vacina para idosos e profissionais da saúde vai até 15 de abril. Entre 16 de abril e 8 de maio, serão vacinados professores, trabalhadores de segurança e pessoas com doenças crônicas. O Dia D é em 9 de maio e mira todos os grupos prioritários. Entre 9 e 25 de maio, gestantes, puérperas e crianças entre 6 meses e 5 anos de idade devem ser imunizadas.


Leia mais sobre: / Cidades / Destaque 3