21 de dezembro de 2024
Cidades

Campanha de combate à Hanseníase será lançada em Goiânia nesta sexta, 29

(Foto: Agência Brasil)
(Foto: Agência Brasil)

Será lançada nesta sexta-feira (29) a campanha “Fique de olho: manchas na pele podem ser hanseníase’, pela Prefeitura de Goiânia, por meio da Secretaria Municipal de Saúde. A solenidade será realizada às 8h, no Centro de Educação de Jovens e Adultos Arco Iris, localizado na Avenida Dom Fernando, quadra 21 e lote 14, no setor Chácara do Governador.

O objetivo da campanha é informar à população como detectar precocemente a doença. As ações de prevenção, diagnóstico e tratamento da hanseníase serão intensificadas nos Distritos Sanitários e Unidades Básicas de Saúde de Goiânia até o dia 31 de janeiro.

Foram registrados 197 novos casos de hanseníase em Goiânia em 2015. Segundo a SMS, o número é reduzido a cada ano, mas a meta é ter menos de dois casos para cada 100 mil habitantes. Atualmente, o número de casos para cada 100 habitantes é 14, considerado alto pelo Ministério da Saúde.

Doença

Os sintomas da hanseníase são manchas brancas ou avermelhadas na pele, que são dormente e provocam a perda de pelos ou ausência de suor. Também poderão aparecer caroços pelo corpo, inchaço na face e orelhas. A doença tem tratamento e quanto mais rápido for diagnosticada, são pequenas as chances de ficar com sequelas.

A hanseníase é transmitida por contato entre pessoas, pelas vias áreas superiores – como ao falar, tossir ou espirrar. Se não tratada, a doença poderá evoluir de forma que prejudica a capacidade física das pessoas.

Para o tratamento, os medicamentos utilizados são disponibilizados pelo Sistema Único de Saúde. O tratamento pode durar entre seis meses e um ano, dependendo da quantidade de lesões na pele. 


Leia mais sobre: Cidades