A vereadora de Aparecida de Goiânia, Camila Rosa (PSD), elaborou um projeto de lei que trata da paridade de gênero em homenagens de espaços públicos do município, como praças, ruas e órgãos públicos. A proposta é apresentada à Câmara Municipal em sessão plenária desta terça-feira (12).
Em sua propositura, a parlamentar destaca a importância em destinar homenagens, também, a mulheres que participaram da história política da cidade. “Muito se fala em paridade de gênero, mas quando andamos pelas ruas de nossa cidade, entramos em um prédio público ou passeamos nas praças e parques, não é isso que encontramos”, diz.
“A maioria dos espaços públicos levam nomes e homenageiam homens que, de uma forma ou de outra, ajudaram a construir a história de Aparecida de Goiânia. Nada contra estas justas homenagens, ao contrário, a memória dos que lutaram pelo crescimento deve ser sempre lembrada e contada às gerações, mas não podemos omitir ou esquecer que muitas mulheres também foram responsáveis pelo desenvolvimento do município”, acrescenta a vereadora.
Deste modo, a intenção do projeto é garantir a igualdade de gênero nas próximas homenagens, de modo que estas sejam realizadas de forma intercalada. “Quando aprovado em plenário e se transformar em lei, a paridade de gênero nas homenagens será sempre um por um, ou seja, um homem homenageado e em seguida a homenagem a uma mulher, ou vice e versa”, enfatiza Camila.
A vereadora lembra, ainda, que o município de Aparecida de Goiânia possui um total de 569,844 habitantes, sendo a população feminina estimada em 287.109. Tais dados apontam que o público feminino representa 50,47% da população residente em Aparecida de Goiânia e, segundo a propositura, a importância da igualdade de gênero no município.
Além disso, a parlamentar cita o Caput do Artigo 5° da Constituição, em que afirma estar expresso que “todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza”. Diante da afirmativa, Camila salienta que tal igualdade deve ser vista, também, de modo formal.
“Quantas e quantas mulheres não ajudaram a construir a Aparecida que temos hoje, entre muitas, como por exemplo donas de casa cuidando de seus filhos, as parteiras e benzedeiras, feirantes e empreendedoras, líderes religiosas e de bairros até profissionais das diversas áreas que contribuíram não somente com nossa sociedade, mas com nosso país”, destaca Camila.
Leia mais sobre: Câmara Municipal de Aparecida de Goiânia / Camila Rosa / Política