12 de setembro de 2024
Eficiência energética • atualizado em 08/09/2023 às 15:56

Câmara Municipal aprova instalação de semáforos com energia solar, em Goiânia

Projeto de lei, de autoria do vereador Anderson Sales - Bokão (Solidariedade), prevê elaboração de cronograma para substituição progressiva de semáforos que utilizam energia elétrica por novos equipamentos
Conforme projeto, semáforos de Goiânia deverão funcionar obrigatoriamente com a utilização de energia solar. Foto: divulgação
Conforme projeto, semáforos de Goiânia deverão funcionar obrigatoriamente com a utilização de energia solar. Foto: divulgação

A Câmara Municipal de Goiânia aprovou na última quarta feira (6), em segunda votação, projeto de lei de autoria do vereador Anderson Sales – Bokão (Solidariedade), que determina que os semáforos destinados à sinalização de trânsito, instalados nas vias públicas de Goiânia, devem funcionar obrigatoriamente com a utilização de energia solar.

De acordo com o texto, os equipamentos serão dotados de células fotovoltaicas para conversão de raios solares em energia armazenada, em baterias próprias, para essa funcionalidade. Dessa forma, o poder Executivo deverá elaborar um cronograma para a substituição progressiva dos semáforos que funcionam por meio de energia elétrica, fornecida de modo convencional para os novos equipamentos à base de energia solar.

“A gente sofre muito nos períodos de chuva com as quedas de energia. Os semáforos ficam desligados, causando caos no trânsito, transtornos aos condutores de veículos e aquela bagunça toda nas ruas e avenidas de Goiânia. O projeto visa a utilização limpa da energia solar que, através das placas, traria uma fonte de energia, mantendo esses semáforos ligados mesmo em períodos chuvosos. Também traria segurança no trânsito e iria contribuir para a saúde pública. Evitando acidentes, a gente desafoga a procura nas unidades de saúde”, explica o vereador.

Segundo o parlamentar, o projeto de implantação dos semáforos inteligentes visa trazer eficiência à cidade, além de segurança no trânsito e economia aos cofres públicos.

“A gente iria investir menos porque teria a economia da energia solar. E teríamos menos gastos no erário. O projeto visa dar segurança no trânsito e, em períodos de chuva, principalmente quando o semáforo também entra em pane, não parar, por falta de energia, o funcionamento do mesmo, garantindo o fluxo dos veículos nas nossas ruas e avenidas com tranquilidade”, destacou.

O projeto segue agora para a prefeitura, onde poderá ser sancionado ou vetado pelo prefeito Rogério Cruz (Republicanos).

LEIA TAMBÉM: Praça da rua 26, no Setor Oeste, ganha novo projeto paisagístico da Prefeitura de Goiânia


Leia mais sobre: / / / / Cidades

Comentários