O presidente da Câmara Municipal de Goiânia, Anselmo Pereira (PSDB), aguarda comunicação oficial da justiça relativa ao decreto de prisão do vereador Zander Fábio (PSL) para que providências no âmbito legislativo sejam tomadas, por exemplo, o afastamento do parlamentar e a convocação do 1º suplente. De acordo com o chefe do legislativo a lei será cumprida, mas não se pode condenar o colega de forma precipitada.
De acordo com o presidente, assim que a comunicação for feita, o mandado judicial será repassado a Assessoria Jurídica da Casa, uma vez que o parlamentar na época em que foi candidato não apresentava nenhuma condenação.
Anselmo Pereira avalia que de toda forma, o decreto da prisão do vereador Zander Fábio prejudica a imagem da Câmara, por se tratar e um fato negativo. No entanto, ele afirma que não se pode fazer julgamento prévio.
“Todos têm direitos as suas defesas, não podemos sair por aí condenando definitivamente as pessoas, a Câmara vai ter muito cuidado, o vereador tem mandato popular e a época que foi candidato não tinha nenhuma condenação então significa que nós vamos ter muito cuidado para não precipitar as decisões ou julgá-lo de forma emocional, vamos fazer tudo como manda a lei”, explica o presidente da Câmara Municipal de Goiânia, Anselmo Pereira.
{youtube}twRyN-S8iqs{/youtube}
Entenda o caso
O juiz da 10ª Vara Criminal de Goiânia, Adegmar José Ferreira, expediu mandado de prisão contra o vereador Zander Fábio (PSL). Ele foi condenado a nove anos e seis meses de reclusão por peculato. A sentença também prevê a suspensão dos direitos políticos e a perda de mandato.
Zander Fábio é réu por fazer parte de um suposto esquema de corrupção na extinta Companhia de Obras e Habitação (Comob). Entre 1999 e 2000, envolvia a liquidação irregular de cheques para pagamentos ao INSS e a falsificação de guias de recolhimento na Comob. De acordo com o juiz, o processo já transitou em julgado e o vereador não tem mais condições de recorrer.
Resposta do gabinete
Funcionários do gabinete de Zander Fábio informaram ao Diário de Goiás que ele está em viagem para Curitiba, onde faz visita a um hospital veterinário. O parlamentar tem projeto para criação de uma unidade para tratamento de animais em Goiânia.
Leia mais sobre: Política