19 de novembro de 2024
Melhorias

Câmara de Goiânia amplia oferta de atendimento na plataforma do Canal Cidadania

Entre as novidades estão a ampliação do número de servidores em jornada exclusiva para atendimento presencial e remoto
(Foto: Câmara de Goiânia)
(Foto: Câmara de Goiânia)

A Câmara Municipal de Goiânia ampliou a oferta de atendimento do Canal Cidadania, plataforma implantada em janeiro de 2021 pela atual administração do Legislativo para o recebimento de demandas, comentários, sugestões e críticas da população. Por e-mail, telefone, WhatsApp e presencialmente, a plataforma está disponível para atendimento de segunda a sexta-feira, das 8 horas às 18 horas.

Em janeiro deste ano, o presidente da Câmara de Goiânia, vereador Romário Policarpo (Patriota), solicitou à área técnica da Casa que aumentasse a oferta de atendimento. Entre as novidades estão a ampliação do número de servidores em jornada exclusiva para atendimento presencial e remoto e a implantação de unidade de atendimento, mais ampla, no rol de entrada da sede do Legislativo.

Além disso, outra novidade é o atendimento pelo WhatsApp, que passou a permitir que as demandas sejam encaminhadas para o Canal Cidadania também à noite, aos finais de semana e nos feriados. Essas mensagens encaminhadas fora do horário de expediente público, são respondidas e encaminhadas para solução pela equipe da plataforma no primeiro dia útil seguinte após registro nos meios oficiais de atendimento.

O Canal da Cidadania encaminha de imediato, para solução, as demandas enviadas pelos cidadãos. Boa parte das solicitações é atendida na hora. As que dependem de apuração junto aos órgãos da Casa ou contato com outras instituições são distribuídas para os departamentos competentes – mesa diretora, diretorias, gabinetes de vereadores, comissões.

Na unidade presencial do Canal Cidadania, instalada no rol de entrada da sede da Câmara de Goiânia, no Setor Norte Ferroviário, seis servidores realizam e coordenam o atendimento. Quase a totalidade das demandas, no entanto, é enviada por meio virtual: 95,4% das solicitações e demandas são apresentadas por e-mail (39,5%), WhatsApp (28,2%) e pelo formulário disponível no portal do Legislativo (27,7%).

Do total de manifestações registradas desde o início das atividades pela equipe do Canal Cidadania, 37,3% são solicitações; 27,1% são dúvidas ou sugestões e 18,1% são reclamações. O índice de demandas encaminhadas anonimamente foi de 14,12%. Do total de manifestações, O mês de maio deste ano registrou recorde de envio de demandas para o Canal Cidadania: 22% do total, resultado das ações da Casa para promover e estimular o acesso à plataforma.

Segundo a coordenadora-geral do Canal Cidadania, Angela Cristina dos Santos Ferreira, a plataforma tem como objetivo ser a porta-voz das demandas dos cidadãos. “A atribuição da Câmara de Goiânia é formular e fiscalizar a elaboração do orçamento da cidade. Portanto, o Poder Legislativo é o lugar certo para o cidadão acompanhar, cobrar e sugerir ações. Nosso objetivo é que, além de pautar as soluções para os desafios da capital, o Canal Cidadania se converta em caminho para a elaboração de projetos de lei de interesse da comunidade”, afirma ela.

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