16 de dezembro de 2024
Política • atualizado em 20/02/2020 às 16:26

Câmara aprova em primeira votação Plano Diretor

Câmara Municipal de Goiânia (foto divulgação)
Câmara Municipal de Goiânia (foto divulgação)

Foi aprovado por unanimidade em primeira apreciação no plenário da Câmara Municipal de Goiânia, o projeto de atualização do Plano Diretor. A matéria será remetida à Comissão Mista da Câmara Municipal. A proposta será analisada em 6 subcomissões, compostas por 7 vereadores cada.

Emendas

Durantes as discussões em plenário, foram analisadas as 16 emendas aprovadas pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ). As emendas foram votadas em separado.  13 emendas foram mantidas, duas retiradas e uma rejeitada.

A Expansão Urbana um dos pontos mais delicados do projeto continua fora, assim como já deliberado pela CCJ. A relatora da matéria na comissão, vereadora Dra Cristina (PSDB), explicou que os polos de desenvolvimento foram mantidos no projeto.

“O projeto, uma das emendas rejeitadas era desobrigando a construção de calçadas. A obrigação foi mantida. Outra emenda mantida foi a que retirada a área de expansão territorial. As áreas destinadas a construção de polos foram mantidas”, comentou a vereadora Dra Cristina.

A Comissão Mista tem 55 dias para apresentar seu relatório final, que deverá ser encaminhado para a segunda e última votação em plenário. O vereador Andrey Azeredo (MDB) fez algumas ressalvas em determinados pontos.

“Acredito que o projeto pode ser melhorado na Comissão Mista e não na CCJ, por isso defendi o texto original, infelizmente houve modificações. Há emendas que trouxeram competências que não são da Câmara, por exemplo, planos complementares que devem ser encaminhados após a aprovação do Plano Diretor, se não ocorrer, segundo a emenda aprovada, a Câmara deve aprovar e implementar, como? Isso é matéria do Executivo. Isso não tem fundamento legal.

Histórico

O Plano Diretor chegou à Câmara Municipal de Goiânia no dia 15 de julho do ano passado. A matéria passou pela Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJ), e é um plano urbanístico, com instrumentos e critérios de ordenamento territorial. Ele regulamenta o uso, o parcelamento e a ocupação do solo urbano.


Leia mais sobre: / Destaque / Política