A Câmara Municipal de Aparecida de Goiânia aprovou alteração no regimento interno que permite antecipar as eleições para a mesa diretora. A mudança foi votada em sessão ordinária nesta quinta-feira (14).
De acordo com a nova regra, a eleição para a mesa diretora se dará em sessão extraordinária com comunicação prévia de 24 horas.
A mudança no regimento interno da Casa é semelhante à que os vereadores de Goiânia fizeram. Na ocasião, apenas Lucas Kitão foi contra a antecipação das eleições. O pleito culminou na reeleição de Romário Policarpo para o biênio 2023-24.
Uma manobra semelhante foi cogitada em Anápolis. O presidente da Câmara Municipal, Leandro Ribeiro, no entanto, agiu para acalmar os ânimos dos vereadores e barrar a proposta.
Câmara de Aparecida de Goiânia faz mais mudanças
Outra alteração foi em relação a criação do Conselho de Ética e Decoro Parlamentar. Agora, o colegiado passará a ser constituído por cinco vereadores como membros titulares e três como suplentes. Eles são eleitos para mandatos de dois anos e é permitida recondução.
Por fim, também foi alterada a forma de aprovação da Concessão de título de Cidadão Honorário ou qualquer outra honraria. Na redação anterior, exigia-se dois terços dos vereadores. Agora, é necessário apenas maioria simples dos membros da Câmara de Aparecida de Goiânia.
Leia mais sobre: Aparecida de Goiânia / Câmara Municipal de Aparecida de Goiânia / Aparecida de Goiânia / Política