25 de dezembro de 2025
Verão • atualizado em 25/12/2025 às 15:14

Calor intenso e tempestades marcam os próximos dias em Goiás e outros estados

As precipitações podem ocorrer de forma localizada, mas com volumes elevados em curto período, acompanhadas de rajadas de vento, descargas elétricas e risco pontual de granizo
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

O estado de Goiás deve enfrentar, nos próximos dias, uma combinação de calor intenso e possibilidade de tempestades, cenário típico do início do verão, mas com intensidade acima do normal. De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), as temperaturas seguem elevadas e a umidade favorece a formação de áreas de instabilidade, com risco de chuvas fortes em diferentes regiões do estado.

De acordo com o instituto, até pelo menos o fim da tarde desta sexta-feira (26), os termômetros em Goiás, incluindo a capital, Goiânia, tendem a registrar valores acima da média histórica para o período, podendo chegar a até 5 °C acima do esperado. A condição se repete em outros estados, como Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Espírito Santo, São Paulo, Rio de Janeiro e parte do Paraná.

Além do calor, o instituto emitiu alerta de perigo potencial para chuvas intensas em Goiás entre a madrugada desta quarta-feira (25) e a meia-noite de sexta-feira (26). As precipitações podem ocorrer de forma localizada, mas com volumes elevados em curto período, acompanhadas de rajadas de vento, descargas elétricas e risco pontual de granizo.

No cenário nacional, a combinação entre a umidade vinda da Amazônia e a atuação de áreas de baixa pressão intensifica as instabilidades principalmente nas regiões Centro-Oeste e Norte, além do Sul do país. No Sul, há previsão de chuvas persistentes, com ventos que podem superar os 100 km/h em algumas áreas.

O Inmet orienta a população a acompanhar as atualizações da previsão do tempo e os avisos meteorológicos, especialmente em Goiás, onde o calor excessivo aliado às tempestades pode provocar transtornos, como alagamentos pontuais, quedas de árvores e interrupções no fornecimento de energia.


Leia mais sobre: Cidades