O senador da República, Renan Calheiros (MDB-AL), quer a extradição do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) dos Estados Unidos e anunciou nesta segunda-feira (09/01) que vai pedir a expulsão do governador afastado do Distrito Federal, Ibaneis Rocha, do MDB.
Calheiros entrou com uma petição direcionada ao ministro do Supremo, Alexandre de Moraes, para que Bolsonaro seja incluído como investigado no inquérito dos atos antidemocráticos.Ele sustenta que o ex-presidente teve participação ativa e responsabilidade nos atos que culminaram na depredação dos 3 Poderes, em Brasília, neste domingo (08).
LEIA TAMBÉM: Membros do MDB articulam movimento para expulsar Ibaneis Rocha do partido
Além de Bolsonaro, Calheiros também quer que o ex-secretário de Segurança Pública do Distrito Federal, Anderson Torres dê explicações sobre eventual leniência nos atos de domingo. Caso haja descumprimento, o senador pede a prisão preventiva de ambos.
Por meio do Twitter, o senador ainda destaca que irá defender, dentro do MDB, a expulsão de Ibaneis Rocha, que já está afastado do cargo em decisão do ministro do Supremo Tribunal Federal, Alexandre de Moraes.
Ele também destacou que se comprometerá, junto com o novo líder do Governo no Congresso Nacional, Randolfe Rodrigues (Rede-AP), para colher assinaturas e a instaurar uma CPI para investigar a origem dos atos que insurgiram os atos vandalos e de terrorismo em Brasília, neste domingo (09).
Leia mais sobre: Política