Termina nesta segunda-feira (31) o prazo para que trabalhadores de todo o Brasil saquem recursos das contas inativas do FGTS. De acordo com a gerência da Caixa Econômica Federal não haverá prorrogação do prazo. Em Goiás já foi pago 98% do volume previsto, o equivalente a R$ 1,150 bilhões.
Até as 11 da manhã desta segunda-feira restavam ser pagos 17 milhões. Ao Diário de Goiás, o gerente regional Jonatas Ferreira de Oliveira, explicou que 83% dos trabalhadores no estado já sacaram recursos do FGTS, o equivalente a 960 mil pessoas, aproximadamente. No total, estavam aptos para sacarem valores do Fundo de Garantia, 1,150 milhões de trabalhadores.
“A procura foi bem acentuada dento do que estava previsto, colocando canais de atendimentos, site, 0800, horários estendidos nas agências. A Caixa se preparou para este período”, explicou.
Jonatas afirmou que aquele trabalhador que estava impossibilitado de sacar no período estabelecido pelo governo e que se enquadra nos casos de exceções, como no caso de presos e de doenças graves, poderá retirar o recurso até o dia 31 de dezembro de 2018, mas para isso será preciso apresentar comprovações.
Quem perdeu o prazo?
O gerente destacou que o cidadão que perder o prazo, só poderá usar os recursos nos casos previstos anteriormente, como para a compra da casa própria, na aposentadoria, em caso de demissão sem justa causa, quando a conta permanecer sem depósitos por três anos ou no caso de algumas doenças.
No dia a dia, como consultar o saldo do FGTS?
Jonatas Ferreira de Oliveira relatou que a consulta pode ser feita pelo site da caixa: wwww.caixa.br/FGTS ou fazer downloads dos aplicativos do FGTS. Ele explicou que o cidadão pode procurar uma agência e fazer um cadastro para que a medida em que o empregador fizer o depósito do FGTS na conta do trabalhador, receberá um SMS no celular. Ele declarou que não há custos para o cidadão ter este serviço.
Leia mais
Termina hoje prazo para sacar FGTS de contas inativas
Correção do FGTS será depositada em agosto
Leia mais sobre: Economia