Os deputados da base aliados passaram o primeiro dia do ano de trabalhos na nova sede da Assembleia Legislativa do Estado de Goiás (Alego) nesta quinta-feira (03/03) se movimentando para pedir a permanência do presidente da Goinfra, Pedro Henrique Salles que havia comunicado aos parlamentares que seria trocado. De acordo com o jornal O Popular, o líder do governo na Assembleia, Bruno Peixoto (MDB) chegou a coletar assinaturas dos colegas defendendo a permanência de Sales frente ao órgão.
Mas não foi apenas nos bastidores que a reação foi vista. No plenário, os parlamentares também se manifestaram publicamente contrários à mudança. “Política ganha quem erra menos, e hoje o Governo cometeu um erro irreparável ao retirar o Pedro Sales da Goinfra”, afirmou Tião Caroço (União Brasil).
O parlamentar avaliou que Sales é um homem preparado, que tem credenciais para disputar o Palácio das Esmeraldas e que só tem a agregar. Ele relatou também que recebeu vários telefonemas de todo o estado reclamando da decisão do governador Ronaldo Caiado.
O deputado Amauri Ribeiro (Patriota) também pediu a palavra para lembrar do seu compromisso com o Governo, como parlamentar de base, que defende os interesses do governador Ronaldo Caiado (União Brasil) na Assembleia.
“Apesar disso, preciso dizer que a retirada do Pedro Sales da Agência Goiana de Infraestrutura e Transportes (Goinfra), é uma afronta a esse Governo, pois sabemos que Caiado faz isso pressionado por parte da base do MDB. Nós, deputados, sabemos da competência de Pedro Sales, que foi o melhor secretário deste Governo, e, podemos afirmar que sua saída irá prejudicar e muito Goiás”, discorreu Amauri. O parlamentar conclamou, ainda, os colegas, para que não aceitem a saída de Sales.
Thiago Albernaz, do Solidariedade, também se mostrou incomodado com as especulações que indicavam a troca. O parlamentar aproveitou o que restou dos seus cinco minutos para comentar as articulações políticas realizadas às vésperas do período eleitoral que se aproxima. “Não poderia deixar de trazer um tema que tem nos acanhado aqui nesta Casa. Tivemos a informação de que haverá uma substituição do Pedro Sales na Agência Goiana de Infraestrutura e Transportes (Goinfra)”, introduziu.
De acordo com o Jornal O Popular, a pressão dos parlamentares fez com que o governador Ronaldo Caiado (União Brasil) voltasse atrás na troca e batesse o martelo com relação à manutenção de Pedro Sales frente a Goinfra. Ele também conduz os trabalhos na Agehab. Nos bastidores, havia uma pedida que o grupo do prefeito de Catalão, Adib Elias assumisse um dos órgãos. Elias, no entanto, nega que exista essa pressão.
Leia mais sobre: Goinfra / Ronaldo Caiado / Política