O governador Ronaldo Caiado visitou o ex-prefeito Iris Rezende na manhã desta segunda-feira (9), no Hospital Neurológico de Goiânia, e disse que ele se recupera bem e já controla a respiração mesmo estando entubado ainda.
“O ponto positivo é que ele já está controlando a respiração, ou seja, não é o aparelho que está comandando a respiração, é ele que já controla a respiração, mesmo com o respirador e entubado. Então isso mostra o quanto ele está evoluindo, então ele já tem controle, mas todo o processo depende também da recuperação neurológica, que todos nós sabemos que foi um AVC amplo, que foi drenado na hora certa, graças a Deus, mas que esse período de acalmia para ele é fundamental para ter a sua recuperação em melhores condições”, disse o governador em coletiva de imprensa.
Iris Rezende está internado desde a última sexta-feira (6) após sofre um AVC (Acidente Vascular Cerebral) quando atendia em seu escritório de advocacia, em Goiânia. Após se sentir mal, Iris foi levado para o hospital e, após exames, foi necessário a cirurgia. Segundo a equipe médica que o atende, ele continua entubado desde o pós-operatório para que o cérebro fique tranquilizado e para evitar novo sangramento.
O governador explicou também que agora é preciso esperar a recuperação neurológica, que é gradual.
“A recuperação neurológica é lenta, gradual, a vantagem é que foi no temporal direito, o lado acessório e ele já está movimentando todos os membros e só teremos uma avaliação geral após ele extubado”, diz Caiado.
Questionado sobre a previsão de extubar o ex-prefeito, Ronaldo Caiado, que também é médico, explicou que não é hora de apressar as coisas e que os médicos que atendem Iris é que vão decidir o momento certo.
“Eu não avançaria em um diagnóstico que deve ser feito, uma definição que deve ser feita pelo colega. Todo paciente no pós-operatório você o considera em fase de recuperação, ele não teve nenhum agravamento do quadro a partir do momento que foi operado, então todo o paciente merece tratamento especial tanto é que ele está na UTI”, conclui o governador.
Leia mais sobre: Iris Rezende / Destaque / Política