23 de dezembro de 2024
Reforma Administrativa

Caiado troca comando do Detran-GO e da Ciência e Tecnologia

Nomeados participaram das últimas eleições na condição de candidato ao senado e deputado federal
José Frederico Lyra Netto irá assumir a Ciência, Tecnologia e Inovação enquanto Waldir Soares, o Detran (Foto: Divulgação)
José Frederico Lyra Netto irá assumir a Ciência, Tecnologia e Inovação enquanto Waldir Soares, o Detran (Foto: Divulgação)

O governador Ronaldo Caiado (União Brasil-GO) deu inicio nesta quarta-feira (01/02) a mudanças no primeiro escalão do governo em aceno a aliados que caminharam consigo no seu projeto de reeleição. No Detran-GO, Eduardo Machado (Podemos) dá lugar ao ex-deputado federal delegado Waldir Soares (União Brasil) enquanto José Frederico Lyra Netto (MDB) substitui Márcio César Pereira (sem partido) na secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação.

Ambas as nomeações foram publicadas em suplemento do Diário Oficial na noite desta quarta (01). Tanto Waldir como Lyra Netto disputaram as últimas eleições caminhando ao lado do governador Ronaldo Caiado. O primeiro, foi o responsável pelas múltiplas candidaturas ao senado pela base enquanto o segundo tentou uma cadeira de deputado federal no Congresso Nacional.

Mais cedo, ao Diário de Goiás, o ex-presidente do Detran-GO Eduardo Machado já havia indicado que as mudanças aconteceriam. De acordo com o político, o diálogo com Caiado foi de muita transparência e não há nenhum ressentimento. O Podemos continua na base contemplado com a GoiásFomento com o presidente da legenda, Eurípedes do Carmo.

Machado inclusive elogiou seu sucessor. “É referência na segurança pública e também na articulação política. Por duas vezes foi o deputado federal mais bem votado de Goiás”, destacou. O empresário deve se reunir com Caiado pessoalmente para definir seu futuro dentro do governo. “Tudo foi encaminhado de forma harmônica”, salientou.

Lyra Netto é amigo pessoal e aliado do vice-governador Daniel Vilela. Além de ter sido candidato a deputado federal pelo MDB nas últimas eleições, ele foi o primeiro titular do Escritório de Prioridades Estratégicas da gestão do prefeito Rogério Cruz (Republicanos). Com origens emedebistas, ele pediu exoneração a partir do rompimento do republicano com o grupo de Daniel Vilela. Ele também é presidente da Fundação Ulysses Guimarães em Goiás.


Leia mais sobre: Política