05 de dezembro de 2025
Comemoração

Caiado transfere simbolicamente capital para a cidade de Goiás e inaugura obras e projetos culturais

A companhado da coordenadora do Goiás Social e primeira-dama Gracinha Caiado, o governador participa de diversas entregas ao longo do dia
A cerimônia oficial, marcada para às 17h30, será realizada em frente ao Palácio Conde dos Arcos, sede histórica do governo goiano. (Foto: Secom-GO).
A cerimônia oficial, marcada para às 17h30, será realizada em frente ao Palácio Conde dos Arcos, sede histórica do governo goiano. (Foto: Secom-GO).

O governador Ronaldo Caiado cumpre nesta segunda-feira (28) uma extensa agenda na cidade de Goiás, que recebe a tradicional transferência simbólica da capital do Estado. A cerimônia oficial, marcada para às 17h30, será realizada em frente ao Palácio Conde dos Arcos, sede histórica do governo goiano. Na ocasião, também será inaugurada a obra “Solo Goiano”, do artista Siron Franco, marco inicial das homenagens pelos 300 anos da antiga capital.

Acompanhado da coordenadora do Goiás Social e primeira-dama Gracinha Caiado, o governador participa de diversas entregas ao longo do dia, com foco em educação, cultura, saúde e turismo. Logo às 9h, Caiado inaugura a nova unidade do Colégio Tecnológico do Estado de Goiás (Cotec) no bairro São Francisco. A estrutura representa um investimento de R$ 9,7 milhões e oferecerá cursos técnicos gratuitos em diversas áreas.

Ainda no local, serão lançados dois projetos que reforçam o patrimônio cultural e turístico da cidade: a Rota da Fé – Peregrinando pelas Igrejas de Goiás, voltada à valorização do turismo religioso e preservação do legado histórico, e o livro Goiás Todas as Cores, iniciativa da Secretaria de Estado da Cultura (Secult) que reúne imagens e relatos sobre a diversidade e beleza do patrimônio local.

Às 10h45, o governador visita a tradicional Igreja Nossa Senhora do Carmo, no centro histórico da cidade. Em seguida, às 11h50, entrega ao Hospital São Pedro D’Alcântara um tomógrafo avaliado em R$ 458 mil, doado pela Secretaria de Estado da Saúde em comemoração aos 200 anos da unidade hospitalar. O equipamento reforçará o atendimento de média e alta complexidade para mais de 40 municípios da região.

O encerramento da programação será com a instalação simbólica dos Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, marco da transferência da capital para a cidade de Goiás. A cerimônia integra o calendário oficial das celebrações do aniversário da antiga capital, reconhecida como Patrimônio Histórico e Cultural da Humanidade pela Unesco.


Leia mais sobre: / / / Cidades / Notícias do Estado