O governador Ronaldo Caiado demonstrou preocupação pelo fato de cerca de 200 mil goianos não voltarem aos postos de vacinação para receber a segunda dose da vacina contra a covid-19.
“Já são 3.496.725 goianos vacinados com a primeira dose, mas dá pra acreditar que mais de 200 mil pessoas não retornaram para tomar o reforço da vacina contra a Covid-19?”, publicou neste domingo (15) o gestor.
O não retorno de pessoas para a dose dois ocorre em todo o país. Um problema que vários estados enfrentam. Esse viés político negacionista, na desconfiança dos imunizantes, pode atrapalhar o enfrentamento da pandemia da covid-19.
Profissionais da saúde, e o governador reforça com frequência, afirmam que para ter a imunização total contra a doença é preciso tomar as duas doses — ou receber uma dose das vacinas que combate o vírus com uma única dose.
“Uma só dose não imuniza, ainda mais agora que a variante Delta já está circulando no Estado”, frisa o governador.
O estado de Goiás registrou o primeiro óbito em decorrência da variante Delta. O paciente era um senhor de 67 anos de idade de Aparecida de Goiânia que já havia recebido as duas doses contra o vírus. No município, segundo a Secretaria Municipal de Saúde, ocorre a transmissão comunitárias da variante Delta. Foram 4 casos confirmados em Aparecida. Em Goiás, são 11 casos confirmados — segundo a Secretaria de Saúde do Estado de Goiás.