22 de novembro de 2024
Política • atualizado em 07/02/2021 às 11:18

“Não tem ninguém que vai furar fila nesse processo”, enfatiza Caiado ao receber 77,8 mil doses da Coronavac

Governador Caiado, ao lado do secretário Ismael Alexandrino, enfatiza prioridade para vacinação de idosos com novo lote da Coronavac (foto divulgação)
Governador Caiado, ao lado do secretário Ismael Alexandrino, enfatiza prioridade para vacinação de idosos com novo lote da Coronavac (foto divulgação)

O governador de Goiás Ronaldo Caiado (DEM) recebeu na manhã deste domingo (7/2) mais uma remessa com 77,8 mil doses de vacinas da CoronaVac. Junto com o secretário de Saúde, Ismael Alexandrino, Caiado disse que o secretário já tem tudo mapeado para distribuir a partir de amanhã e que não haverá fura-fila.

“A nossa Secretaria de Saúde já tem cada município mapeado de acordo com o número de pessoas acima de 90 anos de idade, acima de 85 anos de idade e assim sucessivamente. Então será encaminhado dentro daquilo que é o levantamento específico dos municípios e exigindo que seja cumprido desse novo ordenamento, ou seja, não tem agora nenhuma prioridade que não seja a faixa etária, ou seja, primeiro as pessoas acima de 90 anos, depois de 85 anos e assim sucessivamente. Não tem ninguém que vai furar fila nesse processo. Nós temos que seguir a ordem”, enfatizou Ronaldo Caiado em entrevista coletiva logo após receber os imunizantes, no Aeroporto de Goiânia.

O governador destacou também as medidas que o estado tomou nos últimos dias para combater a disseminação da covid-19 e reforçou o que ele vem falando em suas entrevistas, pedindo a colaboração da população para evitar que os casos do novo coronavírus em Goiás cresçam,

“Medidas já estamos tomando desde a semana passada, há quinze dias atrás, já aumentamos os leitos, agora mesmo passamos respiradores para a cidade de Rio Verde, ampliamos leitos em Itumbiara, ampliamos os leitos nos hospitais de campanha, estamos em parceria com os hospitais das clínicas, enfim estamos cuidando disso, e o que nós estamos pedindo e insistindo muito é que as pessoas nos ajudem”, disse.

O chefe do Executivo disse também que é uma prioridade de seu governo impedir que pessoas furem a fila da vacinação e que está diariamente em contato com o procurador-geral de justiça discutindo medidas para inibir novos casos de pessoas entrarem na frente para se vacinarem.

“Nós estamos trabalhando fortemente em parceria com o Ministério Público, eu tenho despachado quase diariamente com o procurador-geral de justiça, Aylton Vechi, e isso tem sido cobrado em cada município, promotor querendo saber, vereadores também acompanhando e denunciado os fatos, como vimos há poucos dias a situação em Iporá, então cada momento nós temos que ter atenção e situação como essa nós temos que mostrar que as pessoas estão atentas e o cidadão comum mesmo, vocês viram que muitos casos são as pessoas que ficam ali vigiando e nos informando”, concluiu o governador.

Segundo o governo de Goiás, essas vacinas serão usadas em cerca de 39 mil pessoas, já que é preciso tomar duas doses para ficar imune ao vírus. O governo informa ainda que somando-se às demais vacinas que ainda estão na SES, será possível, agora, vacinar todas as pessoas com 85 anos de idade.

Ainda na coletiva, o governo explicou que as doses serão enviadas para a Rede de Frios da SES e amanhã distribuirá para os municípios goianos para que estes já comecem a vacinar a população o quanto antes.


Leia mais sobre: / / / Destaque / Política