O governador Ronaldo Caiado e sua equipe econômica receberam no inicio da tarde desta segunda-feira (14/01) a comissão de técnicos do Tesouro Nacional. Será a primeira de uma série de reuniões que definirão os caminhos da recuperação fiscal do estado de Goiás. A comissão permanece até quarta-feira (16/01), e traçará um diagnóstico, além de estudar possíveis medidas para reajustar as contas estaduais.
Caiado ressaltou na reunião que recebeu o estado com diversas dívidas. “Dentro da contabilidade, o Estado quebrou”, afirmou ao longo da reunião e que a situação econômica de Goiás “constrange” a todos os goianos.
O governador voltou a atacar as gestões passadas e denunciou que os municípios estão há 10 meses sem receber o repasse do transporte escolar. Também falou dos 13 meses que os municípios não recebem verba para a saúde. “A situação da Bolsa Universitária, onde 26 mil alunos vão se inscrever agora, está há 12 meses atrasada”, encerrou.
Sobre os salários atrasados, Ronaldo Caiado respondeu numa entrevista coletiva após a reunião que tem acredita e tem consciência plena que o servidor sabe que ele não pode ser responsabilizado pelo “crime que está sendo praticado” contra os funcionários públicos. O governador afirma que vai quitar a dívida mesmo não sabendo um dia específico nem como e ressalta que recebeu o Estado com 11 milhões de reais em caixa, enquanto a folha de salários dos servidores públicos ultrapassa um bilhão e seiscentos mil reais. “Não sou homem de fazer promessas e definir datas. Prefiro surpreender positivamente.” ratificou.
Redução dos incentivos
Caiado também comentou sobre ações que têm sido feitas desde o final de 2018, como a aprovação da lei que reduz incentivos fiscais para equilibrar as contas do Estado. Segundo Caiado, ele foi o único governador do país a conseguir aprovar uma matéria extremamente importante antes mesmo de ser empossado. “Com a lei, conseguimos garantir R$ 1 bilhão extra para o Estado”, disse.
Sobre os técnicos presentes na reunião e que vão trabalhar na pauta:
DA SEFAZ:
Superintendente-executivo da Dívida Pública, Contabilidade e Tesouro: Sílvio Vieira da Luz;
Superintendente-executivo da Receita: Cícero Rodrigues
Superintendentes do Tesouro: Gilson Amaral;
Superintendente de Contabilidade: Ricardo Borges Rezende;
Gerente de Contas Públicas: Mayres Agda Mesquita Morais;
DO MINISTÉRIO DA ECONOMIA
Gerente de Projeções e Estudos Focais: FELIPE SOARES LUDOVICE
Coordenador de Relações Financeiras com Estados e Municípios: ACAUÃ BROCHADO
Substituta da Subsecretária de Relações Financeiras Intergovernamentais: SARAH TARSILA ANDREOZZI
Analista de Planejamento e Orçamento da Secretaria de Orçamento Federal -LUIZ GUILHERME PINHO HENRIQUE
Analista de Planejamento e Orçamento- DALMO PALMEIRA
Veja a íntegra do pronunciamento do governador Caiado ao receber os convidados do Governo Federal no vídeo abaixo:
{source}
<!– You can place html anywhere within the source tags –>
<iframe src=”https://www.facebook.com/plugins/video.php?href=https%3A%2F%2Fwww.facebook.com%2Fronaldocaiado25%2Fvideos%2F349568105863826%2F&show_text=0&width=267″ width=”267″ height=”476″ style=”border:none;overflow:hidden” scrolling=”no” frameborder=”0″ allowTransparency=”true” allowFullScreen=”true”></iframe>
<script language=”javascript” type=”text/javascript”>
// You can place JavaScript like this
</script>
<?php
// You can place PHP like this
?>
{/source}
Leia mais sobre: Goiânia