07 de agosto de 2024
Vacinação • atualizado em 19/02/2022 às 12:11

Caiado posiciona-se na defesa da vacina para convencer os pais a imunizarem os filhos

A iniciativa, por meio da Secretaria Estadual de Saúde de Goiás (SES-GO) tem como objetivo imunizar crianças entre 5 e 11 anos.
Caiado faz apelo aos pais e diz que as vacinas são testadas e comprovadas. (Foto: Secom)
Caiado faz apelo aos pais e diz que as vacinas são testadas e comprovadas. (Foto: Secom)

No inicio da manhã deste sábado (19) o governador Ronaldo Caiado, participou da abertura da campanha Dia V da Vacinação contra a Covid-19 no Hospital Estadual da Criança e do Adolescente (Hecad), em Goiânia. A iniciativa, por meio da Secretaria Estadual de Saúde de Goiás (SES-GO) tem como objetivo imunizar crianças entre 5 e 11 anos.

Sabendo da importância da vacinação em crianças de 5 a 11 anos, Ronaldo Caiado se posiciona em defesa da imunização infantil e conscientiza os pais a levarem os filhos para que sejam vacinados.

”Nós esperamos no decorrer do dia a presença dos pais com as crianças. É muito importante essa conscientização, precisaamos de vacinar nossas crianças. Elas não podem de maneira nenhuma estarem expostas a um risco de vida por não terem a vacinação no momento certo”, destaca Caiado.

Confir na íntegra entrevista de Ronaldo Caiado:

Caiado reforça que este é um trabalho muito feito da SES-GO em parceria com a Universidade Federal de Goiás (UFG) e da Universidade de São Paulo (USP), mostrando que a criança passa a ser um reservatório do vírus, assim contaminando as pessoas mais idosas e as demais com quem tem contato diário.

”Então é importantíssimo que sensibilizemos os pais para que tragam as crianças no dia de hoje para que possam se vacinar e Goiás precisa mostrar no cenário nacional que está cumprindo a tarefa e vamos chegar no mais alto percentual”, completa o governador.

Em meio a polêmicas e dúvidas de muitos pais sobre a vacina contra Covid-19 para crianças, muitos não querem imunizar os filhos. Essa rejeição aumentou ainda mais após o presidente Jair Bolsonaro afirmar, no dia 6 de janeiro de 2021, que sua filha de 11 anos não será vacinada.

O governador Ronaldo Caiado faz um apelo principalmente a estes pais, que a vacina é comprovada, testada e passsada por todas as agências de controles. ”Então por favor, não vamos expor nossas crianças a uma contaminação até a transmissão do vírus também. É isso que pondero a todos os pais, acreditem na ciência, acreditem na vacina”, frisa Ronaldo Caiado.

Dia V da Vacinação também atende população em geral

A população geral, incluindo adolescentes e adultos, também poderá procurar as salas neste sábado para iniciar o esquema com a primeira dose ou ainda atualizar com a segunda e o reforço.

Para Caiado, é importante também que a população em geral que ainda não atualizou seu esquema vacinal, procurem as salas de vacinação. ”É importante para nos avançarmos cada vez mais no nível de imunização”, destaca.

Na última estatística apresentada pela SES-GO sobre internação em Goiás, os dados apontam que as pessoas que estão em Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e aquelas que morreram em decorrência da Covid-19, são as que não concluíram o esquema vacinal completo ou não tomaram a dose reforço.

”Isso é uma comprovação maior, não é um achismo, é a comprovação estatística lá nos leitos de UTIs e pacientes que foram a óbitos. Então gente, por favor, não vamos resistir aquilo que tão bem a ciência nos ensina que é poder tomar a vacina e cuidar das nossas vidas”, argumenta Ronaldo Caiado.

Carnaval

Em meio a tantas especulações se haverá ou não as festas de Carnaval em Goiás, Caiado disse que ‘todos nós já estamos precavidos’. De acordo com o governador cabe a cada pessoa guardar essa responsabilidade quanto ao uso de máscara, fazer testes, estar com vacinação em dias e não estar com nenhum tipo de sintoma.

”Acredito que cada vez mais estamos nos conscientizando disso. E se nós cumprirmos o protocolo nós atravessaremos cada vez e vamos diminuindo essa situação que estamos vivendo”, ressalta.

De acordo com Caiado, se no período de Carnaval ocorrer excessos, há possibilidade de ter um aumento nos números de contaminados. Mas vale ressaltar que o governador não disse se é contra ou a favor do Carnaval.

Leia também:


Leia mais sobre: / / Cidades

Comentários