O governado Ronaldo Caiado (União Brasil) esteve em reunião, nesta quinta-feira (23), com a governadora interina do Distrito Federal, Celina Leão (PP), e o ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha para tratar de um consórcio interestadual de subsídio das passagens do transporte público na região do Entorno.
De acordo com Caiado, a iniciativa tem o objetivo de evitar o aumento das passagens pela Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), responsável pela gestão tarifária. Com o aumento estimado pela ANTT em 40%, a tarifa iria para R$ 10,00.
Juntamente com o governo do DF, Caiado propôs a implantação de um consórcio entre os dois estados e a União. “Nós levamos ao ministro Padilha todo um esboço de governança para poder ser implantado ali na região, como nós implantamos aqui na região metropolitana de Goiânia, criando a tarifa técnica e ao mesmo tempo, saber o que é que o estado vai repor para manter o preço”, disse o governador de Goiás.
Segundo o governador, o processo de contrato do consórcio entre os entes federados já foi encaminhado ao ministro. Com a decisão, o aumento da tarifa foi suspenso e Padilha ficou de se reunir com o ministro dos Transportes, Renan Filho, e com a ANTT. “O ministro ficou de ligar a ANTT e ao ministro Renan Filho, para que ele pudesse intervir para que, até que nós construíssimos o consórcio, ele não implantasse esse aumento no valor da tarifa”, confirmou Caiado.
Se o consórcio for aprovado, esse será o primeiro contrato para subsidiar passagens do transporte público com três entes participantes – DF, Goiás e União- no Brasil.
Leia mais sobre: ANTT / Ronaldo Caiado / Política