05 de dezembro de 2025
Diplomacia • atualizado em 01/08/2025 às 11:38

Caiado pede isenção do tarifaço dos EUA em defesa do agronegócio e mineração

Caiado, destacou a interlocução direta que mantém com o encarregado de negócios da Embaixada dos Estados Unidos no Brasil, Gabriel Escobar, para pedir a isenção do “tarifaço”
Foto: Reprodução/Redes Sociais.
Foto: Reprodução/Redes Sociais.

Em vídeo divulgado nas redes sociais na quinta-feira (31), o governador de Goiás, Ronaldo Caiado, destacou a interlocução direta que mantém com o encarregado de negócios da Embaixada dos Estados Unidos no Brasil, Gabriel Escobar, para pedir a isenção do “tarifaço” americano sobre produtos brasileiros. A medida recente dos EUA elevou a tarifa para até 50% em diversos setores da exportação, afetando fortemente empresas goianas, especialmente nos setores de carne e mineração.

“Eu tomei conhecimento desse tarifaço, que chega a 50% para toda a comercialização de produto brasileiro nos Estados Unidos, e retornei imediatamente da minha missão ao Japão para trabalhar junto aos meus secretários no atendimento às empresas mais penalizadas”, explicou Caiado. O governador ressaltou que o objetivo principal tem sido proteger as empresas sobreviventes e preservar os empregos.

Durante videoconferência recente com o encarregado de negócios da embaixada americana, Caiado reforçou o pedido de redução da tarifa para o patamar anterior, de 10%, e afirmou que o diálogo tem sido positivo. “Ele recebeu bem a nossa solicitação. Agora, com o adiamento da decisão para o dia 6 de agosto, vou trabalhar intensamente para que consigamos esse resultado”, garantiu.

O governador ressaltou ainda a importância da parceria econômica entre Goiás e os Estados Unidos, citando investimentos americanos no Estado, como a Serra Verde, em Minasul, onde está localizada a única mina de terras raras pesadas do Ocidente, um recurso estratégico para o Brasil, hoje dominado pela China.

Além do governador, o secretário de Estado Marco Huck acompanha as negociações para ajudar na formulação das estratégias que visam minimizar o impacto da alta tarifária. “Estamos empenhados para trazer o percentual de volta para 10%, como era antes do tarifaço”, reforçou Caiado. Veja o vídeo na íntegra:


Leia mais sobre: / / / Cidades / Notícias do Estado