O governador Ronaldo Caiado (UB) encerra o ciclo do penúltimo ano do seu atual mandato preservando a aprovação recorde de 85,6% dos goianos, conquistada à frente do Governo de Goiás. Os dados são do Instituto Paraná Pesquisas, divulgados nesta segunda-feira (8).
O resultado confirma outras sondagens que apontam o goiano como o governador mais bem avaliado do País. Em agosto, a Quaest mostrou que a aprovação de Caiado era de 88%. Na época, ele se destacou pela baixa rejeição, a capilaridade entre faixas etárias e de renda, além da estabilidade no topo de aprovação, se tornando referência nacional em popularidade entre os chefes dos Executivos estaduais.
Faixas etárias
Na atual rodada do Paraná Pesquisas, Ronaldo Caiado teve mais destaque entre pessoas com 35 a 44 anos (aprovação de 88%) e de 25 a 34 anos (87,5%). Também supera a média geral entre as pessoas com ensino médio (87,4%).
De acordo com a pesquisa, 10,9% dos entrevistados desaprovam a atual gestão estadual. Outros 3,5% não souberam responder ao questionamento.
Avaliação positiva soma 73,3%
Dos entrevistados, 35,6% avaliam que Caiado faz uma ‘ótima’ gestão. Outros 37,7% avaliam como ‘boa’. A soma de avaliações positivas alcança 73,3%.
No sentido inverso, 6,9% avaliam negativamente a administração estadual – sendo ‘ruim’ para 4,3% e ‘péssima’ para 2,6%. 1,7% não souberam responder.
Sucessão em 2026
Também nesta segunda, o Paraná Pesquisas divulgou levantamento sobre a sucessão em Goiás no próximo ano. Como mostrou o Diário de Goiás, o vice-governador Daniel Vilela (MDB) aparece como o principal nome na disputa pelo Governo de Goiás nas eleições de 2026, sinalizando que ele lucra com os bons resultados de Caiado. Em todos os cenários estimulados, o emedebista lidera com ampla vantagem sobre os adversários.
Dados da pesquisa
O Instituto Paraná Pesquisas ouviu 1.510 eleitores, de 2 a 5 de dezembro, em 73 municípios. A margem de erro é de 2,6 pontos percentuais para mais ou para menos.
Leia mais sobre: Governo de Goiás / Paraná Pesquisas / Pesquisa de Opinião / Ronaldo Caiado / Política

