05 de dezembro de 2025
Praticidade

Caiado lança Canal Saúde Goiás e propõe revolução no atendimento com integração digital

Acesso poderá ser feito via WhatsApp, SMS, ligação telefônica, aplicativo próprio e um número exclusivo de atendimento virtual, combinando chatbot, inteligência artificial e suporte humano
A ferramenta, que marca um avanço significativo na digitalização dos serviços públicos, foi detalhada em coletiva de imprensa no Palácio Pedro Ludovico Teixeira, em Goiânia. Foto: Reprodução.
A ferramenta, que marca um avanço significativo na digitalização dos serviços públicos, foi detalhada em coletiva de imprensa no Palácio Pedro Ludovico Teixeira, em Goiânia. Foto: Reprodução.

O governador Ronaldo Caiado apresentou, na manhã desta quinta-feira (10), o Canal Saúde Goiás, um novo modelo de comunicação direta entre o cidadão e o sistema público de saúde do Estado. A ferramenta, que marca um avanço significativo na digitalização dos serviços públicos, foi detalhada em coletiva de imprensa no Palácio Pedro Ludovico Teixeira, em Goiânia, e deve alcançar todos os 246 municípios goianos com um conjunto de soluções acessíveis e personalizadas.

Desenvolvido pela Secretaria de Estado da Saúde (SES-GO) com apoio da Secretaria de Comunicação, o Canal Saúde permitirá ao cidadão consultar vacinas, agendamentos, posição na fila para consultas, exames e cirurgias, além de verificar a disponibilidade de medicamentos de alto custo, como os distribuídos na Farmácia Juarez Barbosa.

O acesso poderá ser feito via WhatsApp, SMS, ligação telefônica, aplicativo próprio e um número exclusivo de atendimento virtual, combinando chatbot, inteligência artificial e suporte humano. “É uma ferramenta de importância ímpar. Cada cidadão poderá acompanhar a própria consulta, internação e todo o processo de regulação em tempo real, direto no celular”, afirmou o governador Ronaldo Caiado.

Integração total da saúde pública

Na prática, o Governo de Goiás implementa uma espécie de Vapt Vupt digital da saúde, integrando os serviços da rede estadual em uma central de relacionamento contínuo. Caiado reforçou ainda que o sistema será objetivo e útil, e pediu o engajamento de servidores para evitar o envio de mensagens genéricas que possam descredibilizar a plataforma. “A pessoa tem que receber o que é relevante: ‘Você não vacinou seu filho, amanhã ele pode estar com insuficiência respiratória’. Isso faz a pessoa refletir. O objetivo é esse: comunicação direta, com consequência, com responsabilidade”, destacou.

Você abriu o WhatsApp, recebeu a mensagem, e ela vai te orientar exatamente sobre o que você precisa saber e fazer. Isso é saúde digital de verdade.

O governador explicou ainda que a nova central de relacionamento com o cidadão foi criada para simplificar a vida das pessoas, eliminando barreiras entre o paciente e os serviços de saúde. “Não é mais necessário acessar plataformas complicadas ou ficar em fila de espera sem saber o que está acontecendo. Com o Canal Saúde, a pessoa será avisada, informada e acompanhada de forma objetiva e humanizada”, completou. Segundo ele, a ferramenta não se limita à vacinação contra Influenza, mas se estende a outras demandas recorrentes, como dengue, exames laboratoriais e regulação de internações.

Nova gestão do SAMU é pactuada com municípios

Logo após a apresentação do Canal Saúde, Caiado se reuniu com prefeitos e representantes municipais para discutir novas adesões ao Consórcio Intermunicipal de Saúde da Macrorregião Centro-Norte (CISCENO), que será responsável por um novo modelo de gestão integrada do SAMU.

O projeto prevê a regulação conjunta do serviço pelas prefeituras, com apoio do Governo de Goiás, possibilitando maior agilidade e qualidade nos atendimentos. A proposta inclui ainda a instalação de 40 bases descentralizadas, ampliação da frota de ambulâncias e o uso de helicópteros aeromédicos para atendimentos de alta complexidade.


Leia mais sobre: / / / / Cidades / Notícias do Estado