23 de novembro de 2024
Cidades

Caiado inventa campeonato de transparência entre órgãos do Estado

{nomultithumb}

O governador Ronaldo Caiado anunciou na tarde desta terça-feira (07/05) o programa “Goiás Mais Transparente” no Auditório Mauro Borges. Um projeto que inclui premiação aos órgãos estaduais e instituições que melhor contribuírem para os objetivos do Compliance, que são o combate à corrupção e a aplicação responsável dos recursos públicos. O programa premiará ao final do ano com medalhas de ouro, prata e bronze os órgãos e secretarias que contribuírem em melhores práticas de transparência e informações para sociedade. (VEJA APRESENTAÇÃO, ABAIXO)

A competição da Transparência renderá premiações ao final do ano. Os detalhes das etapas que serão constituídas em oito serão repassadas aos servidores em um curso de capacitação. A Controladoria-Geral do Estado (CGE) irá acompanhar o andamento de todos os órgãos e secretarias, oferecendo todas as recomendações para atingirem os devidos objetivos. “Estamos promovendo uma olimpíada da transparência: vai ter medalha de ouro, prata e bronze. É meu compromisso, vou entregar um governo 100% transparente”, salientou Caiado.

Em seu discurso, Caiado parece não sair do palanque eleitoral e volta seus olhos às gestões anteriores. Ele relembra que anteriormente, muitos dados e estatísticas eram maquiadas. “Se tivéssemos transparência nos gastos públicos, Goiás não teria chegado à situação que chegou. Vamos mudamos essa metodologia”, ressaltou. O governador projetou um futuro com maior transparência ao Estado. “Quanto maior a transparência da estrutura da gestão estadual, mais fácil será impedir o uso indevido e criminoso do dinheiro público. Esse é o momento que acredito que Goiás vai dar a volta por cima. Não é governo, é toda a população engajada nesse sentimento”, definiu.

Em oito etapas, o programa Goiás Mais Transparente terá o objetivo de aperfeiçoar a transparência dentro do governo estadual. Participarão da olimpíada 35 entidades da administração direta, autarquias e fundações públicas, 21 membros da sociedade de economia mista e 29 contratos de gestão com organizações sociais (OSs).

A premiação será realizada em dezembro. Ganhará o selo “Excelência em Transparência” de ouro aquele que atender a 100% dos requisitos; prata, entre 95 e 99,9%; e bronze, de 90% a 94,99%. “Espero, no fim do ano, poder dar medalha de ouro a todos”, concluiu Caiado.

{source}
<div data-configid=”9821857/69681976″ style=”width:100%; height:295px;” class=”issuuembed”></div>
<script type=”text/javascript” src=”//e.issuu.com/embed.js” async=”true”></script>
{/source}

 


Leia mais sobre: Cidades