04 de dezembro de 2025
SEGURANÇA PÚBLICA • atualizado em 12/11/2025 às 19:03

Caiado ganha destaque nacional com Consórcio da Paz e apoio à operação no Rio, aponta Quaest

Governador de Goiás é citado entre os principais líderes estaduais no combate ao crime organizado e reforça protagonismo em segurança pública
Governador Ronaldo Caiado durante evento do Consórcio da Paz: destaque nacional no enfrentamento à criminalidade, segundo pesquisa Quaest. Foto: Divulgação.
Governador Ronaldo Caiado durante evento do Consórcio da Paz: destaque nacional no enfrentamento à criminalidade, segundo pesquisa Quaest. Foto: Divulgação.

Reconhecido nacionalmente pelos avanços de Goiás na área da segurança pública, o governador Ronaldo Caiado (União Brasil) voltou a se destacar no cenário político nacional. Segundo pesquisa divulgada nesta quarta-feira (12) pela Quaest, Caiado aparece entre os principais líderes estaduais que ganharam projeção por apoiar a operação policial no Rio de Janeiro contra o crime organizado e pela criação do Consórcio da Paz, iniciativa que reúne governadores em torno de uma cooperação entre estados para o enfrentamento à violência.

O levantamento aponta que 11% dos entrevistados enxergaram protagonismo em Caiado na condução e articulação do consórcio, percentual tecnicamente empatado com o do governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), citado por 13%. O destaque maior foi para o governador do Rio de Janeiro, Cláudio Castro (PL), líder da operação, com 24% das menções.

Romeu Zema (Novo), de Minas Gerais, foi lembrado por 5% dos entrevistados, seguido por Jorginho Melo (PL), de Santa Catarina (3%), e Eduardo Riedel (PP), de Mato Grosso do Sul (2%). O mesmo percentual apontou a vice-governadora do Distrito Federal, Celina Leão (PP), como figura de destaque.

A pesquisa reforça o peso político do Consórcio da Paz, idealizado por Caiado e outros governadores após os episódios de violência no Rio de Janeiro, como símbolo de união federativa contra o crime organizado. Para o governador goiano, a integração entre forças estaduais é fundamental. “Segurança pública não se faz de forma isolada. É preciso união, inteligência e enfrentamento conjunto”, afirmou em recentes declarações.

Apoio à operação

A operação policial que motivou o movimento nacional contou com a mobilização de 2,5 mil agentes das forças de segurança do Rio de Janeiro, com o objetivo de cumprir mandados de prisão contra integrantes do Comando Vermelho nos Complexos da Penha e do Alemão. A Operação Contenção resultou na prisão de mais de 100 criminosos, apreensão de armamentos e na morte de 121 pessoas, entre elas quatro policiais.

De acordo com a Quaest, 67% dos brasileiros aprovam a ação policial, enquanto 25% desaprovam e 8% não souberam responder. No Centro-Oeste, a aprovação foi de 70%, e no Sul, chegou a 74%. Quase a totalidade dos entrevistados (97%) afirmou ter acompanhado o caso.

O levantamento também avaliou a percepção pública sobre o movimento dos governadores. Para 47% dos entrevistados, a articulação teve caráter político; 46% acreditam que o grupo realmente pode contribuir no combate à violência; e 3% consideraram que as duas motivações coexistem.

A pesquisa Quaest ouviu 2.004 pessoas entre os dias 6 e 9 de novembro, com margem de erro de dois pontos percentuais, para mais ou para menos, e nível de confiança de 95%.

Contexto

O destaque de Caiado na pauta da segurança pública se soma aos resultados obtidos em Goiás, que, segundo dados oficiais, apresentou redução expressiva nos índices de homicídios, roubos e outros crimes nos últimos anos. O governador também tem defendido que o Consórcio da Paz se torne uma instância permanente de cooperação entre estados, integrando políticas de inteligência e troca de informações sobre facções criminosas.


Leia mais sobre: / / / / Cidades / Notícias do Estado / Política