O governador de Goiás, Ronaldo Caiado (DEM) vai apresentar na próxima segunda-feira, 28, a Proposta de Emenda à Constituição Estadual sobre o regime de previdência do Estado e dos Municípios goianos. O gestor ressaltou que os municípios foram incluídos para que não seja cometido o mesmo erro na proposta aprovada pelo congresso que excluiu estados e municípios.
“O que nós vamos apresentar já é uma proposta de emenda a constituição do Estado de Goiás, porque infelizmente a reforma que foi feita pelo governo federal não foi extensiva aos estados e municípios. Nós aqui não cometemos essa mesma falha. Nós incluímos os 246 municípios do estado e levamos aquilo que sem dúvida será de forma gradual para reduzirmos esse déficit e essa situação que chega a ser explosiva hoje e com medidas graduais o cidadão possa ter como garantia a sua aposentadoria e o seu salário. Neste momento somos o primeiro estado do país a apresentar uma proposta visando regularizar a previdência. Medidas são muitas. Existem ações de poder conter incentivos fiscais, combate à sonegação, e não apenas a previdência do servidores, queremos obter melhor investimentos a sociedade”, afirmou o governador.
Segundo Caiado, atualmente, a tributação salarial da previdência de Goiás já é uma das maiores do País: 14,25%. A expectativa do chefe do executivo com a reforma é que em dez anos sejam economizados, pelo menos, R$ 6 bilhões, mas ainda com déficit.
Leia mais sobre: PEC da previdência / Ronaldo Caiado / Política