Nesta sexta-feira (24), o governador Ronaldo Caiado (UB) vai entregar 46 novos ônibus padrão Euro 6 ao transporte coletivo de Goiânia. A entrega marca a reinauguração do Terminal Novo Mundo, primeiro de seis terminais cuja reestruturação está contemplada pelo Projeto Nova Anhanguera.
Após a entrega, a nova frota já entrará em operação para atender a população. Apesar de serem movidos à diesel, os novos ônibus são menos poluentes e todos equipados com ar-condicionado e wi-fi.
Reforma do Terminal
A reestruturação do Terminal Novo Mundo integra uma das etapas do Projeto Nova Rede Metropolitana de Transporte Coletivo (Nova RMTC). O programa investirá R$ 1,7 bilhão em todo o sistema até 2026, com execução de obras e a renovação completa da frota com 1,5 mil novos ônibus, entre outras melhorias.
O Terminal Novo Mundo foi ampliado em um projeto que contempla um Centro Comercial Popular, uma nova área de Estocagem (estacionamento para ônibus do transporte público coletivo) e área de embarque de linhas, tendo recebido investimentos de R$ 18,5 milhões. Integrando o Corredor Anhanguera, atenderá 34 linhas de ônibus, garantindo maior integração aos quase 40 mil usuários que passam no terminal diariamente.
A partir da reinauguração, os usuários com origem do Terminal Novo Mundo, que pegam as linhas do BRT Leste-Oeste (Eixo Anhanguera), também poderão fazer integração com o BRT Norte-Sul na Praça do Bandeirantes, no cruzamento da Avenida Anhanguera com a Avenida Goiás, no Centro de Goiânia, através da Estação Pitanga.
Novidades
As plataformas de embarque e desembarque foram ampliadas, ganhando novas estruturas com coberturas de proteção nos dois acessos ao terminal. No embarque foram instalados piso tátil e nos acessos entre as plataformas A e B, rampas estão adequadas às normas de acessibilidade, inclusive com placas com inscrição em braille.
Foram construídos novos sanitários, incluindo banheiros para os usuários e outros para os profissionais da RMTC. Também há banheiros acessíveis e para a família. No acesso Leste, a nova bilheteria conta com catracas inteligentes com sistema antievasão, portão eletrônico de acesso integrado à Central de Segurança de Transportes, sala da Polícia Militar, sala de fiscalização da Companhia Metropolitana de Transporte Coletivo (CMTC) e um amplo depósito de resíduos.
Já no acesso Oeste, a nova estrutura também recebeu catracas inteligentes com sistema antievasão, portão eletrônico de acesso integrado à Central de Segurança de Transportes e um espaço comum de convivência para os profissionais da RMTC, que foi ampliado e modernizado. Ganhou também novos escaninhos, sala para refeitório, sala administrativa, depósito de material de limpeza, sala para abrigar equipamentos de tecnologia e gerador de energia. Em ambos os acessos, paraciclos foram instalados para receber bicicletas.
Os usuários terão à sua disposição novos bancos, lixeiras, bebedouros e outros mobiliários modernos e confortáveis. Todas as escadas, rampas, piso tátil, comunicação em braille e demais itens de acessibilidade foram devidamente implantados para atender as normas vigentes de acessibilidade para Pessoas Com Deficiência (PCD).
Nova Anhanguera
O projeto Nova Anhanguera contempla obras de requalificação em 6 Terminais (Padre Pelágio, Dergo, Praça A, Bíblia, Novo Mundo e Senador Canedo), em 19 Estações e 167 pontos de parada ao longo das extensões do Corredor Anhanguera, revitalizando, modernizando e padronizando a sua estrutura.
Leia mais sobre: Governo de Goiás / Cidades / Goiânia

