22 de novembro de 2024
Novo titular

Caiado empossa Sandro Rodrigues como novo secretário de Estado da Saúde de Goiás

Sandro substitui Ismael Alexandrino que irá concorrer uma vaga na Câmara Federal nestas eleições
(Foto: Hegon Corrêa)
(Foto: Hegon Corrêa)

Na tarde desta segunda-feira (18), o médico Sandro Rogério Rodrigues Batista tomou posse como novo secretário de Estado da Saúde de Goiás. A solenidade foi realizada na Escola de Saúde de Goiás em Goiânia, e contou com a presença do governador Ronaldo Caiado, do ex-secretário estadual de Saúde Ismael Alexandrino, que deixou a pasta por conta das eleições.

“A escolha do nome foi pela sua competência, capacidade, credibilidade e trabalho. Retorne isso à população de Goiás”, recomendou o governador ao novo auxiliar.

Durante seu discursso, Caiado elencou as principais missões da pasta em 2022, e que agora passam a ser responsabilidade do novo secretário. Entre elas, atender as cirurgias eletivas, represadas devido à Covid-19, e dar sequência ao já exitoso processo de regionalização, inclusive a partir da abertura de novas policlínicas.

“Pesquisas apontam que saúde ainda é a maior demanda da população. Temos de ter essa consciência. As pessoas precisam ser atendidas o mais rápido possível”, ressaltou.

Como novo titular, Sandro disse, se estende ao compromisso pessoal com a pasta: “salvar vidas e cuidar da saúde das pessoas”. À lista de desafios repassados pelo governador, ele acrescentou a intensificação de ações para combater a dengue. Até por isso, mencionou a importância de fortalecer o diálogo com as prefeituras, uma continuidade ao trabalho iniciado por Ismael. “Saúde não é feita no gabinete. Ela pode até ser decidida lá, mas acontece nos municípios”, sublinhou.

Experiência

Sandro é formado em medicina pela Universidade Federal de Goiás (UFG) e possui mestrado e doutorado em Ciências da Saúde pela mesma instituição. O profissional é especialista pela Sociedade Brasileira de Medicina de Família e Comunidade (SBMFC). O médico já exerceu cargos de assessoramento técnico junto a várias áreas da Secretaria Municipal de Saúde de Goiânia e Secretaria de Estado do Distrito Federal, onde é servidor de carreira. Até abril de 2021, ocupou o cargo de superintendente de Atenção Integral à Saúde da SES-GO.

Pesquisador nas áreas de Atenção Primária à Saúde e Sistemas de Saúde, Sandro ainda é co-líder do Grupo Brasileiro de Estudos sobre Multimorbidade (GBEM) e coordenador do Grupo de Interesse Especial em Multimorbidade da Sociedade Brasileira de Medicina de Família e Comunidade (SBMFC). Além disso, é professor adjunto do Serviço de Medicina Comunitária da Faculdade de Medicina da UFG e membro do Comitê Gestor da Rede de Pesquisa em Atenção Primária à Saúde.

Leia também:


Leia mais sobre: / Cidades