23 de novembro de 2024
Política

Caiado e José Eliton acertam comissão de transição do governo de Goiás

Primeira reunião para instalação de comissão de transição ocorreu nesta segunda, 22. (Foto: Diário de Goiás)
Primeira reunião para instalação de comissão de transição ocorreu nesta segunda, 22. (Foto: Diário de Goiás)

O primeiro encontro entre o governador eleito em 2018, Ronaldo Caiado (DEM), e o atual governador de Goiás José Eliton (PSDB) ocorreu no Palácio Pedro Ludovico Teixeira, em Goiânia, na manhã desta segunda-feira (22). Na última segunda-feira (15), Ronaldo Caiado informou, em entrevista ao Diário de Goiás, que terá uma lista de integrantes essencialente técnicos para compor a comissão. Já José Eliton ressaltou o interesse da administração estadual em promover uma transição dentro da Lei e que auxilie o planejamento do próximo governo.

Os nomes escolhidos pelo atual governador para compor a comissão foram: Joaquim Mesquita, Fernando Tibúrcio, Tito Souza do Amaral, José Carlos Siqueira e Afrânio Cotrim Júnior. Também participou da reunião o ex-candidato ao Senado, Wilder Morais (DEM), derrotado nas urnas eletrônicas. Wilder será o responsável pela equipe de transição, que será realizada pela Comunitas, empresa que fará a avaliação técnica de todos os dados e informações.

Os dois governadores afirmaram que o objetivo é fazer uma transição tranquila e a melhor possível: “Hoje nós estamos iniciando formalmente a transição entre o governo que hora administra o Estado e o governo que terá a missão a partir de 1º de janeiro de 2019 de conduzir os destinos do Estado de Goiás. Como destacado anteriormente, nossa pretensão é fazer uma transição no mais alto nível possível. Todas as equipes estão orientadas a fazer o repasse de todas as informações solicitadas pelo governo eleito, de modo a propiciar aí condições de elaborar aquilo que entende que são prioridades na sua gestão. Já destacamos alguns pontos que são importantes ao governador eleito, ele está tomando decisão em relação a alguns temas e nós vamos buscar estabelecer essa transição, como eu disse, da melhor maneira possível”, disse José Eliton.

“São solicitações técnicas, números sobre todas as áreas, área fiscal, especificamente o levantamento da arrecadação, de gasto em cada um dos setores, como se faz uma leitura técnica. Em relação a isso, não é a discussão maior. Esse governo tem todo um aparelhamento técnico de pessoas qualificadas que irão informar e esse cruzamento se dará com a nossa equipe técnica também. A conversa com o senhor governador foi no sentido de mostrar o intuito de ter uma parceria completa na transição. A disposição dele em poder promover com total abertura essa transição, o que mostra que a campanha eleitoral se encerrou no dia 7 e que a partir de agora todos nós estamos ombreados com um único objetivo. Então, essa é uma maneira madura e republicana de se fazer uma transição, maneira respeitosa de se fazer uma transição e é isso que o Estado de Goiás espera de nós, como duas pessoas que nos conhecemos, com a experiência que ele tem de governo, com o momento que me é dado agora para poder assumir o governo e poder mostrar para o Estado de Goiás que o objetivo é fazer desenvolvimento, fazer melhoria na qualidade de vida de um povo. Nada mais que isso”, afirmou Caiado.

O governador eleito destacou que já recebeu diversas informações detalhadas por parte do Estado, mas que ainda entregou um novo documento que solicita novos dados. “Nós tivemos uma conversa de uma hora, em que tratamos de vários assuntos. Agora, isso é um assunto de ordem entre eu e o governador que será tratada pela nossa equipe técnica, as dúvidas que tinha, eu coloquei e ele respondeu, e também estamos agora levantando todos os pontos que são importantes para a governabilidade e para a transição. São detalhes que realmente são assuntos específicos, na minha condição de governador eleito, e do governador José Eliton no atual mandato. São solicitações técnicas, números sobre todas as áreas, área fiscal, especificamente o levantamento da arrecadação, de gasto em cada um dos setores, como se faz uma leitura técnica. Em relação a isso, não é a discussão maior. Esse governo tem todo um aparelhamento técnico de pessoas qualificadas que irão informar e esse cruzamento se dará com a nossa equipe técnica também. A conversa com o senhor governador foi no sentido de mostrar o intuito de ter uma parceria completa na transição”.

Questionado sobre secretariado, Caiado informou que os nomes que vão compor o primeiro escalão do governo estadual deverão ser anunciados no final de novembro. “Não, ainda estou no primeiro degrau, de um momento de saber a realidade, fazer o diagnóstico para que a gente possa entrar nesse detalhamento de nomes que acredito que será feito no final de novembro para início de dezembro”, comentou. 

Atualizada às 14h02

{nomultithumb}

Veja vídeo:

{source}
<iframe src=”https://www.facebook.com/plugins/video.php?href=https%3A%2F%2Fwww.facebook.com%2FDiariodeGoias%2Fvideos%2F460024264523670%2F&show_text=0&width=560″ width=”560″ height=”315″ style=”border:none;overflow:hidden” scrolling=”no” frameborder=”0″ allowTransparency=”true” allowFullScreen=”true”></iframe>
{/source}


Leia mais sobre: / / / Política