05 de dezembro de 2025
Inclusão • atualizado em 22/09/2025 às 20:06

Caiado e Gracinha lançam programa Goiás + Inclusivo, que beneficia 6,5 mil famílias

Novo programa social garante renda para famílias com crianças e adolescentes com deficiência em situação de vulnerabilidade
Governador ressalta que Goiás Social possui mais de 90 ações e programas destinados a pessoas em situação de vulnerabilidade. Fotos: Romullo Carvalho e Wesley Costa.
Governador ressalta que Goiás Social possui mais de 90 ações e programas destinados a pessoas em situação de vulnerabilidade. Fotos: Romullo Carvalho e Wesley Costa.

O governador Ronaldo Caiado e a primeira-dama Gracinha Caiado lançaram, nesta segunda-feira (22), no Palácio das Esmeraldas, em Goiânia, o Goiás + Inclusivo, programa que garante R$ 500 mensais a 6.507 famílias que tenham crianças ou adolescentes com deficiência e estejam em situação de vulnerabilidade social. A iniciativa integra o Goiás Social, considerado pela gestão estadual como a maior política de assistência social do país.

O benefício contempla 100% dos solicitantes que atendiam aos critérios do Cadastro Único (CadÚnico), abrangendo 235 municípios goianos. A primeira parcela foi depositada já na data de lançamento do programa, e os próximos pagamentos serão feitos sempre no dia 10 de cada mês. “Governar é cuidar, é ter o sentimento de responsabilidade com as pessoas”, declarou Caiado durante a solenidade.

Inclusão e dignidade

Coordenadora do Goiás Social, Gracinha Caiado destacou o caráter humano da ação. “O programa nasce para estender a mão. Atende famílias que enfrentam não apenas a dificuldade financeira, mas os desafios que uma deficiência exige em termos de cuidado, atenção e dedicação. Esse benefício representa apoio e reconhecimento do governo a essas mães e pais que cuidam”, disse.

O governador ressaltou ainda que Goiás chegou a 90 programas sociais em funcionamento, tornando-se referência nacional na área. “É o Estado com o maior número de programas, que mais conseguiu tirar pessoas da pobreza e da extrema pobreza, devolvendo dignidade para que cada cidadão conquiste a vida pelo esforço do trabalho”, completou Caiado.

Histórias de vida

Entre as primeiras beneficiárias está a dona de casa Letícia Gomes, mãe de trigêmeos, que recebeu o cartão das mãos de Gracinha Caiado. Ela contou como o recurso vai ajudar no tratamento da filha Maria Eduarda, de 13 anos, que tem deficiência auditiva. “A Maria Eduarda lutou 41 dias na UTI para sobreviver e ficou com perda auditiva. O dinheiro vai ajudar principalmente na compra e manutenção do aparelho que ela precisa usar”, disse emocionada.

Reconhecimento e direitos

O secretário de Desenvolvimento Social, Wellington Matos, reforçou que a ação não se trata de privilégio, mas de garantia de direitos. “As pessoas com deficiência não pedem privilégios, mas oportunidades e direitos garantidos. Esse auxílio simboliza cuidado, respeito e dignidade para quem mais precisa”, afirmou.

Representantes da sociedade civil também celebraram a iniciativa. A presidente da Adfego, Maria Clara Carvalho, destacou o acolhimento do Estado: “Quando você tem um Estado que te dá condições, você quer viver e melhorar a vida das pessoas. É ter um olhar diferenciado e ver capacidade”.

Já a presidente do Coegemas, Adriana Souza, primeira-dama de Acreúna, reforçou: “Inclusão não é favor, é direito. Quando o Estado chega a quem mais precisa, toda a sociedade avança”. O jovem João Vitor Bittencourt, ativista da Unicef que tem síndrome de Down, completou: “Que esse seja mais um passo em nossa luta. Muito obrigado”.

Operacionalização

A Secretaria de Desenvolvimento Social (Seds) ficará responsável pela entrega dos cartões em parceria com prefeituras e secretarias municipais de assistência social. Os beneficiários serão informados por mensagens de WhatsApp ou SMS com a data, horário e local para retirada.


Leia mais sobre: / / / / Cidades / Notícias do Estado