05 de dezembro de 2025
Natal 2025 • atualizado em 13/11/2025 às 19:57

Caiado e Gracinha apresentam pré-abertura do Natal do Bem, que abre ao público nesta sexta (14)

Em noite de emoção, governo apresenta edição 2025 do Natal do Bem; atrações serão abertas ao público a partir de amanhã

A quinta-feira (13) marcou a pré-abertura oficial do Natal do Bem, evento que já se consolidou como o maior projeto natalino do Centro-Oeste e um dos maiores do país. Convidados pelo governo estadual, prefeitos, primeiras-damas e gestores de todas as regiões de Goiás lotaram o espaço montado no Centro Cultural Oscar Niemeyer para conhecer, em primeira mão, as atrações da edição deste ano, que abre ao público nesta sexta-feira.

A primeira-dama de Goiás, Gracinha Caiado, anfitriã da noite, abriu o evento com um discurso emocionado sobre o que considera ser o propósito central do projeto: devolver esperança e encantamento às famílias goianas.

“Quando eu olho para esses sete anos e lembro do primeiro Natal que fizemos na Praça Cívica, me dá a sensação de dever cumprido com todas as crianças do nosso Estado”, afirmou. “Natal, para mim, é esperança, é divindade. É mostrar para todas as crianças de Goiás que elas podem viver a magia do Natal.”

Interior mobilizado

Ao ser questionada sobre a presença maciça de primeiras-damas e gestores municipais, Gracinha reforçou que a participação delas tem ampliado o alcance do evento. “O ano passado já vieram muitos municípios. Eu fiz questão de trazê-las para que possam planejar a vinda de alunos, idosos e famílias inteiras das cidades. Tenho certeza de que este ano teremos ainda mais visitantes”, afirmou.

Entre os destaques da edição de 2025, Gracinha mencionou o novo túnel imersivo, uma das maiores atrações que apresenta projeções mapeadas que contam a história do Natal. Outro ponto reforçado por ela foi a organização da estrutura: “São 12 mil vagas gratuitas, três entradas planejadas, tudo feito para receber bem cada visitante.”

Gracinha também comentou sobre o legado que deseja deixar, num momento em que o ciclo administrativo se encerra. “A marca que queremos deixar é cuidado com as pessoas. Essa é a missão do Ronaldo: olhar para as pessoas com humildade.”

“É o nosso último Natal”, diz Caiado

Visivelmente comovido, o governador Ronaldo Caiado classificou o evento como uma síntese do que considera a transformação da gestão estadual ao longo dos últimos anos. “Estou muito emocionado. É o nosso último Natal. Começamos pequeno, lá na Praça Cívica, num momento difícil. Depois fomos ampliando.”

Ele relatou ter visitado o espaço dias antes da pré-abertura para acompanhar os ajustes finais: “Estive aqui anteontem, passei muito tempo caminhando com a Gracinha. São 3 milhões de pontos de luz. Pensa o que é proporcionar isso a uma criança que nunca viu algo parecido.”

Caiado destacou a valorização dos artistas locais: “São mais de 300 shows até 4 de janeiro, todos com artistas de Goiás. Quando começamos, trouxemos um grupo para formar gente aqui, hoje todos os artistas são goianos.”

Entre as atrações mais aguardadas, o governador citou o carrossel, a roda-gigante, a árvore de 40 metros de altura e os cenários de neve. Mas foi ao falar das crianças que sua voz embargou: “Não tem nada igual a olhar nos olhos de uma criança vendo isso tudo pela primeira vez. A autoestima delas se transforma.”

O governador também reforçou a dimensão social da iniciativa: “Serão 665 mil brinquedos distribuídos em 246 municípios. E não é qualquer brinquedinho. É padrão de excelência. Tudo o que fazemos é assim: educação, segurança, programas sociais, tudo resgata a dignidade das pessoas.”

Caiado lembrou ainda que todo o acesso ao evento é gratuito. “Pipoca de graça, algodão doce de graça, prato social por R$ 12, ônibus gratuito saindo do Shopping Flamboyant e do Palácio. Tem 12 mil vagas de estacionamento sem custo. Até cadeira de rodas disponível pra quem precisa.”

Encerrando, ele resumiu o espírito da festa: “A vida é tão difícil. Toda noite aparece um problema. Aqui, não: aqui é alegria pura. Fizemos tudo para que esse último Natal fosse o mais bonito de todos.”

Mabel: “Não existe Natal como esse, nem no Brasil, nem fora”

O prefeito de Goiânia, Sandro Mabel, também discursou e fez elogios enfáticos à grandiosidade do evento. “É uma bênção para Goiânia. Não existe Natal como esse, nem no Brasil, nem fora do Brasil”, disse. Ele contou que, na noite anterior, foi sozinho ver a decoração e se surpreendeu: “Parei meu carro, desci, ouvi uma vaquinha pedindo pra entrar no presépio… entendi na hora porque todo mundo se emociona tanto. Eu me senti criança ali, no meio de tudo iluminado, aquela loba gigante, tudo tão lindo.”

Mabel destacou que a população goianiense poderá desfrutar do espetáculo já a partir de amanhã: “Amanhã nossa população vai ver algo fabuloso. Natal feito com qualidade, como sempre defenderam o governador e a dona Gracinha.”

O prefeito também detalhou o projeto de ampliação da iluminação de Goiânia:
“São 14 praças que vão receber decoração natalina: Praça do Violeiro, Nova Suíça, Noroeste, Sudoeste, Oeste… Nós estamos espalhando o Natal por toda Goiânia.”

Ao comentar o programa Brilho Goiânia, ele reforçou a eficiência da gestão municipal: “Era pra trocar lâmpadas até setembro, mas em outubro já tínhamos trocado 100%. Agora seguimos iluminando praças e monumentos.”

Expectativa para abertura ao público

Com programação até 4 de janeiro, o Natal do Bem deve superar todos os recordes anteriores. Em 2024, foram mais de 1,5 milhão de visitantes. A previsão deste ano é de 2 milhões.

A partir desta sexta-feira (14), o evento abre oficialmente ao público, com acesso gratuito, shows diários, praça de alimentação, atrações temáticas e toda a estrutura montada para receber famílias de todas as regiões do estado.

O clima, segundo quem participou da pré-abertura, é de despedida, mas também de celebração. Gracinha resumiu: “Todo ano a gente melhora. E este ano, principalmente por ser o último, fizemos tudo com o coração. Goiás merece viver esse Natal.”


Leia mais sobre: / / / / / Cidades / Notícias do Estado