07 de agosto de 2024
Cerrado

Caiado destaca queda de 18% no desmatamento em Goiás em reunião com o governo federal

Os dados apresentados por Caiado são do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), divulgados em 28 de novembro do ano passado
A reunião em Brasília foi presidida pelo Ministro da Casa Civil, Rui Costa, em parceria com diversos ministros. (Foto: Romullo Carvalho/Secom).
A reunião em Brasília foi presidida pelo Ministro da Casa Civil, Rui Costa, em parceria com diversos ministros. (Foto: Romullo Carvalho/Secom).

O governador Ronaldo Caiado (UB) participou nesta quarta-feira (27) de uma reunião com o governo federal, em Brasília, onde destacou a queda de 18% no desmatamento no ano de 2023 em Goiás, no comparativo com 2022. Os dados apresentados são do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), divulgados em 28 de novembro do ano passado.

O levantamento ainda aponta que Goiás liderou o percentual de queda na supressão de vegetação nativa entre todos os estados que possuem o bioma Cerrado. Com exceção de Mato Grosso (-17%), Minas Gerais (-12%) e Piauí (-5%), os demais estados registraram crescimento nos índices de desmatamento. Caiado aproveitou a ocasião para reiterar o compromisso do governo estadual de zerar o desmatamento ilegal até 2030.

Hoje, Goiás é um exemplo. Nós tivemos uma queda no desmatamento e estamos dentro dos parâmetros de exigência de primeiro mundo.

Ronaldo Caiado

O chefe estadual também afirmou que a gestão realiza avaliação de toda a área que está sendo desmatada ilegalmente e exige a recomposição da vegetação suprimida sem autorização. “Além disso, fomos os primeiros no Brasil a fazer um acordo chamado Desmatamento Ilegal Zero em Goiás”, disse Caiado ao relembrar o pacto assinado com o setor produtivo para acabar com o desflorestamento até o 2030.

A ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, que participou do encontro, destacou que a pasta está buscando soluções para combater a supressão ilegal no Cerrado, assim como já está sendo feito na Amazônia. “Estamos conseguindo reduzir o desmatamento em mais de 50% na Amazônia, mas, infelizmente, a situação do Cerrado é preocupante. Por isso, é fundamental a participação dos governos estaduais nesse processo”, pontuou.

A reunião em Brasília foi presidida pelo Ministro da Casa Civil, Rui Costa, em parceria com os ministros do Meio Ambiente, Marina Silva; do Planejamento, Simone Tebet; e da Agricultura, Carlos Fávaro. Participaram também representantes do Distrito Federal, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Paraná, Bahia, Maranhão, Minas Gerais e Tocantins.

Cadastro ambiental rural

Caiado expressou preocupação com o Cadastro Ambiental Rural (CAR), sistema do governo federal responsável pelo cadastro de todos os imóveis rurais do país, que reúne informações ambientais das propriedades referentes às vegetações nativas, possibilitando o monitoramento do desmatamento no país.

A secretária estadual de Meio Ambiente de Goiás, Andrea Vulcanis, revelou que o estado está encerrando uma licitação para a contratação de um sistema próprio de cadastro ambiental rural, que será responsável pela análise dos dados estaduais.“Vamos conseguir manter as propriedades rurais absolutamente regularizadas perante a legislação brasileira”, explicou.


Leia mais sobre: / / / Cidades / Notícias do Estado

Comentários