04 de dezembro de 2025
Gestão estadual • atualizado em 24/10/2025 às 08:52

Caiado destaca queda da criminalidade e autonomia policial no COP Internacional, em SP

Governador de Goiás apresentou resultados da segurança pública goiana e criticou PEC que reduz poder dos estados sobre forças policiais
Foto: Hegon Correa
Foto: Hegon Correa

O governador de Goiás, Ronaldo Caiado (UB), destacou os avanços na segurança pública goiana durante encontro com a Frente Parlamentar da Segurança Pública, realizado nesta quinta-feira (23/10), no 5º Congresso de Operações Policiais (COP Internacional), em São Paulo. Ele defendeu a valorização e autonomia das forças policiais como fatores decisivos para a queda dos índices de criminalidade no estado.

“Ter segurança pública é ter governabilidade. Não se governa sem que a pessoa tenha liberdade para transitar e exercer seus direitos”, afirmou Caiado, ao apresentar os resultados alcançados com o fortalecimento das polícias e investimentos em tecnologia e inteligência.

Segundo dados do Governo de Goiás, no comparativo do primeiro semestre de 2025 com o mesmo período de 2024, o estado registrou redução de 40% nos roubos a transeuntes, 34% nos assaltos a comércios e 22% nos roubos de veículos. Além disso, 145 municípios goianos não tiveram registro de homicídios neste ano. Desde o início da atual gestão, os índices criminais caíram mais de 90%.

Caiado atribuiu o desempenho à autonomia dada às forças policiais, ao controle efetivo do sistema prisional e à ampliação das ações de inteligência e de batalhões especializados. “No momento em que se quebra a coluna vertebral do crime, os resultados são substantivos”, destacou.

Durante o evento, o governador ainda criticou a Proposta de Emenda Constitucional (PEC) da Segurança Pública, que, segundo ele, pretende retirar dos governadores o comando das forças de segurança e transferir a responsabilidade ao Ministério da Justiça. “A função do governo federal deveria ser ampliar a oferta de tecnologias, como inteligência artificial e armamentos modernos, para qualificar e proteger nossos policiais”, disse.

Ao lado de Caiado, o secretário de Estado de Segurança Pública, Renato Brum, ressaltou a importância da participação no congresso. “Foi uma tarde proveitosa. Confirmamos que Goiás está com o que há de mais avançado em equipamentos para as forças de segurança”, afirmou.

O COP Internacional é considerado o principal evento latino-americano sobre segurança pública e atividade policial. A programação segue até sábado (25), com palestras, debates e uma feira de negócios que reúne 80 expositores nacionais e internacionais. O tema central desta edição é o uso de inteligência artificial e drones na atividade policial, e a expectativa é atrair mais de 12 mil participantes e movimentar cerca de R$ 100 milhões em negócios.


Leia mais sobre: Política