Os avanços de Goiás nas áreas de educação, segurança pública e economia foram o destaque da participação do governador Ronaldo Caiado (União Brasil) no primeiro encontro da Associação Comercial e Indústria de Criciúma (Acic), realizado na noite de segunda-feira (6), em Criciúma (SC). Diante de uma plateia com mais de 500 empresários e lideranças regionais do Sul de Santa Catarina, Caiado foi um dos protagonistas do painel “O Brasil na visão de suas lideranças públicas e empresariais”.
Convidado pelo presidente da Acic, Franke Hobold, o governador foi apresentado como uma liderança nacional com resultados expressivos em áreas estratégicas. “Nosso objetivo é pensar o Brasil. E o governador Ronaldo Caiado, liderança nacional indiscutível, é destaque em áreas estratégicas na sua gestão de Goiás. Um governador aprovadíssimo no seu Estado”, afirmou Hobold.
Durante o evento, mediado pelo empresário Ricardo Faria, Caiado participou de um bate-papo com o público, respondendo perguntas e apresentando os principais resultados de sua administração iniciada em 2019.
Avanços na educação
O governador destacou que a educação é o alicerce do desenvolvimento social e econômico. “A educação está diretamente ligada ao aumento de renda das pessoas e ao sucesso dos países”, afirmou.
Caiado lembrou que os investimentos na rede de ensino ultrapassam R$ 8 bilhões nos últimos seis anos e meio, e mencionou programas como o AlfaMais, voltado à alfabetização, e o Bolsa Estudo, que combate a evasão escolar. Também enfatizou a valorização dos professores e os resultados obtidos:
“Somos o primeiro lugar no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) e segundo lugar em alfabetização na idade certa”.
Segurança pública e transformação social
Ao abordar o tema da segurança pública, Caiado afirmou que o Estado passou por uma verdadeira transformação. “No Entorno de Brasília, totalmente tomado pelo narcotráfico, crianças tinham que comercializar drogas no recreio”, relembrou.
Segundo ele, o cenário mudou com a integração das forças policiais e investimentos em inteligência e operação. “Recebi Goiás com 1.073 jovens no socioeducativo. Hoje, tem 178 jovens. Ou seja, 83% a menos”, destacou o governador.
Caiado lamentou o avanço das organizações criminosas no cenário nacional, mas reforçou que Goiás conseguiu se manter firme no combate à criminalidade. “Não tem nenhum palmo de terra em Goiás que bandido faccionado manda. Nossa polícia, a inteligência e a parte operacional, transformou o Estado”, concluiu.
Leia mais sobre: Educação / Governo de Goiás / Ronaldo Caiado / Santa Catarina / Segurança / Cidades / Notícias do Estado / Política

