23 de dezembro de 2024
Destaque • atualizado em 22/09/2021 às 11:38

Caiado descarta racionamento em Goiás mas pede “consumo responsável das águas”

(Foto: Reprodução)
(Foto: Reprodução)

O governador Ronaldo Caiado (DEM-GO) descartou nesta quarta-feira (22/09) um possível racionamento e escalonamento de água no Estado mas pediu que os goianos fiquem alertas com relação ao consumo e apenas usem o necessário: “Eu quero tranquilizar todas as pessoas mas também dizer: por favor, façam o consumo responsável das águas”, destaca.

“Não é o momento de você ficar lavando calçadas, carro e gastando excessivamente água. Vamos preservar o consumo”. O pedido foi feito durante a abertura da comporta de uma barragem que visa equilibrar a Vazão do Rio Meia Ponte, que hoje está crítico em nível 2. “O que nós estamos mostrando para Goiânia e Aparecida e todos aqueles que abastecem o Meia Ponte e o João Leite é que nós previamente já fizemos a lição de casa, então não vai acontecer, não vai precisar de rodízio algum” garantiu.

Caiado ressaltou que existem outras nove barragens na região que podem auxiliar a medida que a crise for se acentuando. “Nós não chegamos a 2 mil litros por segundo, mas já estamos abrindo água para que preservem esse meio-ambiente aquático e com isso você tenha a preservação do Meia-Ponte. É isto que temos de mostrar. A diferença entre o que existia e o que existe hoje. Isso mostra quando você organiza um governo e as ações são previsíveis e com isso já foram previamente encampadas”, pontuou.

Longo período de estiagem

A medida foi necessária após longo período de estiagem. Existe previsão de pancadas isoladas com raios e tempestades neste próximo final de semana, mas não basta. É necessário precipitações regulares para que a crise seja resolvida o que deve ocorrer apenas a partir da segunda quinzena de outubro. Até lá, Caiado pede para que haja economia. 


Leia mais sobre: Cidades / Destaque