O compromisso do agronegócio brasileiro com a sustentabilidade e a inovação tecnológica voltou a ser reafirmado pelo governador de Goiás, Ronaldo Caiado, durante o 24º Fórum Empresarial LIDE, realizado nesta sexta-feira (22), em Copacabana, no Rio de Janeiro. Ao participar do painel “Sustentabilidade e Mudanças Climáticas”, o gestor destacou que o setor agropecuário é decisivo não apenas para a preservação ambiental, mas também para a geração de renda e garantia da segurança alimentar.
“Sustentabilidade é meio ambiente, geração de renda e condição de alimentação para um povo”, afirmou Caiado, ao lembrar que a agricultura brasileira passou por uma transformação histórica que projetou o país como potência mundial na produção de alimentos. “Temos uma produção exponencial que nem os europeus nem os americanos conseguem acompanhar”, completou, ressaltando que a riqueza gerada no campo impacta diretamente a qualidade de vida nas cidades.
Resultados de Goiás
Durante sua participação, Caiado apresentou iniciativas do governo goiano que têm colocado o Estado em posição de destaque na agenda de sustentabilidade. Dados do Mapbiomas apontam que Goiás foi o estado brasileiro que mais reduziu o desmatamento em 2024, com queda histórica de 71,9%. Em 2023, o governo firmou um pacto para eliminar a supressão irregular da vegetação até o fim da década.
O governador também ressaltou avanços no licenciamento ambiental, cujo tempo de análise caiu de três anos para apenas 45 dias, além de investimentos na ampliação de parques e unidades de conservação. No transporte coletivo, destacou o processo de transição para combustíveis renováveis e eletricidade, com a meta de transformar Goiânia na primeira capital brasileira a operar uma frota 100% elétrica.
Convergência de vozes
O presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de São Paulo (Faesp), Tirso Meirelles, reforçou o discurso ao afirmar que o Brasil alia produção de alimentos à preservação: “O país mantém 66% de suas florestas e ainda garante segurança alimentar ao mundo”. Para ele, Caiado representa “um porto seguro” na defesa do agronegócio sustentável.
Já o governador do Acre, Gladson Cameli, chamou atenção para os desafios enfrentados pela região amazônica, que preserva 85% da floresta e registra queda no desmatamento, mas ainda sofre pressões externas para limitar seu desenvolvimento. A ex-ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira, também destacou a relevância da agricultura nacional: “Não existe segurança alimentar sem agricultura brasileira”.
Debate amplo
O painel contou ainda com a presença de Bernardo Rossi, secretário do Ambiente e Sustentabilidade do Rio de Janeiro; Roberto Klabin, head do LIDE Sustentabilidade; e Grazielle Parenti, vice-presidente de Sustentabilidade da Syngenta, além de outros representantes dos setores público e privado.
Leia mais sobre: Agro Sustentável / Governo de Goiás / LIDE / Ronaldo Caiado / Cidades / Notícias do Estado

