05 de dezembro de 2025
Política Nacional • atualizado em 05/08/2025 às 07:43

Caiado critica prisão domiciliar de Bolsonaro: “Antes do julgamento, já está condenado”

Governador de Goiás afirma que processo contra o ex-presidente foi conduzido de forma errada e que país precisa de pacificação
Caiado acrescentou que é necessário retomar o foco nas questões que afetam diretamente a população. Foto: Secom.
Caiado acrescentou que é necessário retomar o foco nas questões que afetam diretamente a população. Foto: Secom.

O governador de Goiás, Ronaldo Caiado (União Brasil), criticou com veemência a decisão do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), que determinou a prisão domiciliar do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). Em nota divulgada nas redes sociais nesta segundafeira (4), Caiado afirmou que a medida “confirma o que disse anteriormente: infelizmente, antes da conclusão de seu julgamento, o ex-presidente já está condenado”.

Para o governador, a impossibilidade de Bolsonaro se manifestar publicamente é sinal de que o julgamento está comprometido. “Se um cidadão não pode se manifestar publicamente em sua defesa, é porque o veredito está dado. Isso é grave”, afirmou. Caiado também questionou a forma como o processo foi instaurado: “O processo começou errado, quando o STF definiu pelo julgamento do ex-presidente em uma Câmara e não pelo Pleno da Suprema Corte”.

Caiado alertou para os riscos de uma escalada política no país e defendeu o fim da polarização. “Essa escalada política aprofunda as divisões que ferem o País e deixam o povo brasileiro em segundo plano. O Brasil exige mudança, com uma liderança que tenha autoridade moral e seja capaz de dialogar com todos os Poderes”, pontuou.

Ele acrescentou que é necessário retomar o foco nas questões que afetam diretamente a população. “O País não aguenta mais ver seus problemas reais sendo deixados de lado, com os brasileiros reféns do crime organizado e sofrendo com a inflação e a falta de perspectivas, em meio a disputas que alimentam o caos e o confronto”, disse. Por fim, prestou solidariedade a Bolsonaro: “Toda minha solidariedade ao ex-presidente Jair Bolsonaro”.

Reações nas redes sociais

A manifestação de Caiado dividiu opiniões nas redes sociais. Alguns internautas elogiaram o tom crítico do governador. “Parabéns pela sensatez e pelo posicionamento, governador @ronaldocaiado. O povo brasileiro está cada vez mais perdendo seu direito de expressão e liberdade e não está percebendo isso!”, comentou um seguidor.

Outro escreveu: “Parabéns pela postura, governador! Sempre guiado pela justiça e pelo compromisso com a verdade. ‘Quando o justo governa, o povo se alegra’”.

Mas houve também quem se posicionasse contra. “Posicionamento tosco. Se em Goiás a Lei é para ser cumprida e respeitada, por que com este indivíduo seria diferente?”, questionou um internauta.

Outro lembrou os pedidos de anistia feitos por apoiadores de Bolsonaro: “Não entendo a solidariedade. Se ele fosse realmente honesto, não estaria pedindo anistia. Esse homem não pensa no Brasil, só pensa nele mesmo!”.


Leia mais sobre: / / / / Cidades / Notícias do Estado / Política