O governador de Goiás, Ronaldo Caiado (DEM) criticou duramente as ações desenvolvidas pela Secretaria Municipal de Saúde de Goiânia, quanto ao início da campanha de vacinação contra a Influenza, em que idosos ficaram em fila na sede administrativa do Goiás Esporte Clube, no Setor Bela Vista.
O governador foi até o local e utilizou um megafone do carro do Corpo de Bombeiros para falar com todos que estavam na fila aguardando a vacina. O pedido foi para que os idosos deixassem o espaço para evitar aglomerações.
Em entrevista à Televisão Anhanguera, o governador disse que a Secretaria Municipal de Saúde precisaria ter estruturado melhor o início da vacinação, de tal forma que se evitassem aglomerações.
O governador declarou que a situação é “inaceitável” e que não se deve ter a aglomeração de pessoas.
A Secretaria Municipal de Saúde informou que a vacinação está ocorrendo de forma descentralizada, em 73 locais em Goiânia capital e que houve a divulgação de uma notícia falsa de que faltaria vacinas, o que acabou prejudicando a ação. Foi informado que houve um reforço de pessoal na estrutura e já no período da tarde não haviam filas.
Leia nota da Secretaria Municipal de Saúde
A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) esclarece que a vacina conta Influenza está sendo feita de forma descentralizada e houve inclusive aumento dos locais espalhados pela cidade, passando de 73 para 75. Inicialmente a SMS recebeu da Secretaria Estadual de Saúde (SES), 42 mil doses da vacina contra gripe e todas foram distribuídas nos postos. Nesta segunda-feira (23) chegaram mais 45 mil doses que estão sendo usadas para reposição.
Quanto à aglomeração registrada no dia de hoje no campo do Goiás, a secretaria reforçou e transferiu as equipes para dentro do estacionamento. As 14 horas já não havia mais fila. A SMS esclarece ainda que avalia as estratégias utilizadas na campanha para adequar a melhor forma de atendimento ao grupo prioritário desta fase, que são os idosos e profissionais de saúde.
Leia mais sobre: Cidades