05 de dezembro de 2025
troca de favores • atualizado em 07/11/2025 às 10:16

Caiado critica “balcão de negócios na política” durante Fórum Liberdade e Democracia no Espírito Santo

Em sua fala, Caiado destacou que a política deve ser guiada pelo compromisso com o interesse público, e não por trocas de favores
Ronaldo Caiado: “Quando você tem equilíbrio fiscal, mostra que o Estado é bem gerido”. (Foto: Lucas Diener).
Ronaldo Caiado: “Quando você tem equilíbrio fiscal, mostra que o Estado é bem gerido”. (Foto: Lucas Diener).

O governador de Goiás, Ronaldo Caiado (União Brasil), criticou nesta quinta-feira (6) o que chamou de “balcão de negócios na política” e defendeu a necessidade de espírito público e integridade moral na gestão. A declaração foi feita durante a abertura do 13º Fórum Liberdade e Democracia, realizado em Vitória (ES), pelo Instituto Líderes do Amanhã. O evento segue até esta sexta (7), com 15 painéis sobre temas como gestão, liderança, economia e política.

Em sua fala, Caiado destacou que a política deve ser guiada pelo compromisso com o interesse público, e não por trocas de favores. “A política, quando é feita com pessoas que têm integridade moral, o reflexo para a população é enorme”, afirmou o governador. Caiado ressaltou ainda que o Brasil precisa de líderes comprometidos com resultados e não com negociações de bastidores:

Eu não participo de balcão de negócios na política. O que o cidadão espera é respeito, transparência e entrega – Ronaldo Caiado

Avanços em Goiás

Durante o painel “Assuma seu Futuro”, ao lado do governador do Espírito Santo, Renato Casagrande, Caiado apresentou um panorama dos avanços de Goiás nos últimos anos. Ele destacou a responsabilidade fiscal e a segurança pública como pilares de sua administração.

De acordo com o governador, desde 2018, o Estado registrou queda em todas as estatísticas criminais, com redução de 90% nos casos de roubo e 60% nos homicídios. “A segurança foi a alavanca para o investimento, o avanço na economia, o turismo e a qualidade de vida do cidadão”, afirmou.

Caiado também ressaltou que Goiás alcançou o maior volume de caixa de sua história, com R$ 15 bilhões em 2024, além de um fundo de estabilização econômica de R$ 4 bilhões. “Hoje temos um orçamento equilibrado e capacidade para enfrentar qualquer adversidade”, disse, lembrando que, quando assumiu o governo, o Estado acumulava dívidas.

Reconhecimento mútuo

O anfitrião do evento, governador Renato Casagrande (PSB), elogiou o colega goiano e destacou a convergência de resultados obtidos pelos dois estados. “Espírito Santo e Goiás estão se destacando na educação, segurança pública, infraestrutura e desenvolvimento. Temos origens diferentes, mas o que importa é que entregamos resultados à sociedade”, pontuou Casagrande.

O Fórum

Com público estimado em 1,5 mil participantes, entre empresários, estudantes e profissionais liberais, o Fórum Liberdade e Democracia é uma das principais iniciativas do Instituto Líderes do Amanhã, voltada à formação de novas lideranças empresariais.

O evento reúne debates sobre gestão, inovação, filosofia e economia de mercado, buscando inspirar uma atuação mais ética e eficiente na vida pública e privada.


Leia mais sobre: / / / / Política