Nesta última quarta-feira (29), o governador Ronaldo Caiado durante lançamento da temporada “Mais Araguaia 2024”, na esplanada do Centro Cultural Oscar Niemeyer anunciou o investimento de mais de R$ 4 milhões para atender e dar suporte à população e todos os prefeitos da região. “O Governo de Goiás estará presente para proporcionar a todos um período de férias tranquilo, com segurança e todo apoio do Corpo de Bombeiros”, garantiu Caiado.
Com o apoio estratégico da Secretaria da Retomada, as cidades de Aruanã, Aragarças, Britânia, Nova Crixás e São Miguel do Araguaia serão palco de uma gama de atividades durante o mês de julho. As atividades vão desde apresentações artísticas até ações de educação ambiental e segurança.
O governador também destacou que existe uma união para que o evento ocorra sem transtornos. “Vamos levar ao goiano a responsabilidade de tratar e preservar o meio ambiente, sem nada de lixo para não contaminar nossos rios. Ao mesmo tempo, cuidando dos animais e impedindo a pesca e caça predatória”, afirmou.
Em Goiás, a cota é zero. A prática esportiva é sempre bem-vinda, mas com a beleza de pescar e depois devolver o peixe para dentro da água.
Ronaldo Caiado
Por intermédio da Goiás Turismo, recursos do Ministério do Turismo serão direcionados para fortalecer a programação artística, além de adquirir equipamentos de proteção e segurança para os bombeiros. “Nós abraçamos com corpo e alma esse evento, com investimentos milionários na infraestrutura, na segurança pública, meio ambiente, shows. Certamente vamos entregar a temporada com mais qualidade neste ano”, destacou o presidente da Goiás Turismo, Fabrício Amaral.
Segurança na temporada “Mais Araguaia”
O Corpo de Bombeiros terá efetivo de 380 profissionais distribuídos em nove postos operacionais ao longo do rio, aumento de 30% no efetivo em relação ao ano passado. A corporação vai realizar o trabalho preventivo contra afogamentos e acidentes com embarcações, entre outras ações. O trabalho dos bombeiros vai contar com UTI aérea e helicóptero em dias de maior movimentação turística.
Já o Batalhão de Polícia Militar Ambiental vai trabalhar com 110 servidores e policiamento náutico com 16 embarcações. A corporação também vai fiscalizar barreiras rodoviárias para coibir a prática de crimes ambientais e crimes comuns.
O Comando de Operações do Cerrado fará a segurança nas propriedades rurais que margeiam o Araguaia e nas estradas vicinais que dão acesso ao Mato Grosso. O transporte de passageiros será fiscalizado por equipes volantes da Agência Goiana de Regulação (AGR), que manterá uma unidade de serviços de ouvidoria na região, a AGR Móvel, para atender demandas relacionadas ao saneamento básico, à energia elétrica e ao transporte rodoviário intermunicipal.
Leia mais sobre: Governo de Goiás / Ronaldo Caiado / Cidades / Notícias do Estado