O governador de Goiás, Ronaldo Caiado (União Brasil), sinalizou a possibilidade de deixar o partido caso a legenda não mantenha apoio à sua candidatura à Presidência da República em 2026. A declaração foi feita no sábado (8), durante evento da Confederação Israelita do Brasil (Conib), em São Paulo.
Apesar de admitir a hipótese de mudança partidária, Caiado afirmou estar confiante na continuidade do projeto dentro do União Brasil. O governador disse ter discutido o tema recentemente com o presidente nacional da sigla, Antonio Rueda, e o secretário-geral, ACM Neto, durante um almoço realizado na última terça-feira (4). “Estamos caminhando bem”, afirmou.
Segundo dirigentes do partido, o apoio à candidatura de Caiado está condicionado a um desempenho mínimo de 10% nas pesquisas de intenção de voto até o início de 2026. Caso não alcance esse patamar, o União Brasil poderá redirecionar seu apoio para outro nome, como o do governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos).
“Eu tenho um projeto de ser candidato a presidente. As pessoas sabem disso. Claro que se isso me for negado, eu procurarei outras alternativas”, declarou Caiado ao Painel, da Folha de S.Paulo.
Com trajetória política marcada pela defesa do agronegócio e pautas conservadoras, o governador goiano tem buscado construir alianças nacionais para fortalecer sua pré-candidatura. Internamente, o União Brasil ainda avalia estratégias de viabilidade eleitoral antes de oficializar o nome que representará o partido na disputa presidencial.

